Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aula 4, Módulo 3 - Curso de Especialização em Gestão Cultural (2010)

"Uma abordagem crítica das noções de 'proximidade', 'coesão social' e 'avaliação' a partir das práticas de políticas culturais" Com...

Publicado em 03/01/2014

Atualizado às 14:59 de 13/08/2017

"Uma abordagem crítica das noções de 'proximidade', 'coesão social' e 'avaliação' a partir das práticas de políticas culturais"
Com Eduardo Miralles (Espanha) - Fundación Interarts (Barcelona, Espanha)
Turma 1. Módulo 3. Aula 4.

Eduardo Miralles aborda o conceito específico de "proximidade", em sua origem histórica francesa, e destaca os desafios das políticas de proximidade levando em conta a necessidade da criação de uma base nas políticas públicas urbanas. Fala sobre a "coesão social" como um agrupamento das questões econômicas, sociais e territoriais sendo características determinantes na sustentabilidade das políticas culturais. Comenta ainda o projeto Femp, de política cultural local que dá o mote para a conceituação de "avaliação" na gestão cultural.

Aula do Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizada pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, e com apoio da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos). Gravada em 26 de fevereiro de 2010, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Créditos:
Vídeo: Inpacto Produções
Edição: Menina dos Olhos do Brasil

Compartilhe