Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aula 6, Módulo 2 - Curso de Especialização em Gestão Cultural (2009)

"Desdobramentos recentes da gestão das instituições e empresas culturais" Com Xavier Greffe (França) - professor da Universidad de Paris...

Publicado em 03/01/2014

Atualizado às 14:59 de 13/08/2017

"Desdobramentos recentes da gestão das instituições e empresas culturais"
Com Xavier Greffe (França) - professor da Universidad de Paris I Sorbonne (França).
Turma 1. Módulo 2. Aula 6.

Xavier Greffe fala sobre a sustentabilidade econômica na gestão de empresas e instituições culturais, partindo da noção de que a gestão cultural é, por necessidade, utilitarista e, portanto, precisa legitimar a verba recebida ou encontrar um modo de monetizar os projetos. Greffe fala também da questão da gratuidade na cultura e sua viabilidade na conversa das instituições com o setor público e privado, abordando a questão da internet e as possíveis soluções para a indústria musical em sua luta por sobreviver nesta nova realidade.

Ao final da aula, há um debate entre Xavier Greffe, Teixeira Coelho, Enrique Bustamante e Enrique Saravia, em que discutem estratégias gerais e específicas de sustentabilidade econômica na cultura.

Aula do Curso de Especialização em Gestão Cultural, realizada pelo Instituto Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha), por meio da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, e com apoio da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos). Gravada em 28 de novembro de 2009, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Créditos:
Vídeo: Inpacto Produções
Edição: Menina dos Olhos do Brasil

Compartilhe