Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Avenida Paulista, um cartão-postal que faz 130 anos

Sete instituições culturais que ficam na Avenida Paulista oferecem programação gratuita para celebrar a efeméride

Publicado em 06/12/2021

Atualizado às 16:21 de 30/01/2023

Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a Avenida Paulista faz 130 anos. Cartão-postal da maior cidade do Brasil, ela é mais que uma avenida. Espaço de manifestações políticas, palco de artistas de rua, “praia” de paulistanos. Além disso tudo, endereço de sete instituições culturais: Itaú Cultural, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Japan House São Paulo, Masp e Sesc Avenida Paulista.

Veja também:
>>
Luiz Gê fala sobre a Avenida Paulista aniversariante

São essas instituições que organizaram uma homenagem aos 130 anos da Paulista, com programações gratuitas presenciais e on-line, entre os dias 8 e 12 de dezembro.

Lançado no ano passado [https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/paulista-cultural-lanca-site-com-transmissao-ao-vivo], o site Paulista Cultural [https://www.paulistacultural.com.br/] reúne a programação dos sete equipamentos culturais. Antes do lançamento do site, que tomou o lugar da programação presencial, aconteceram, em 2018 e 2019, ativações a céu aberto, atividades dentro das instituições e intercâmbios de programação entre as casas.

Destaques da programação em 2021

Itaú Cultural | Avenida Paulista, 149

Ocupação Benjamim de Oliveira
Exposição presencial em cartaz

Fotografia preto e branco de Benjamim de Oliveira, artista circense. Ele é um homem negro, está sorrindo para a foto, com a mão na cabeça e olhando para o lado.
Benjamim de Oliveira (imagem: Fonte: Almanack dos theatros / Acervos Erminia Silva/Família de Benjamim de Oliveira)

A Ocupação Benjamim de Oliveira mergulha no universo do circo no Brasil entre os séculos XIX e XX a partir da história de Benjamim de Oliveira. Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, ele fugiu de casa aos 12 anos com uma trupe de circo e tornou-se um dos homens mais importantes para o desenvolvimento e a modernização dessa arte no Brasil. Fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo e ainda atuou em filmes e gravou discos. A mostra reúne cerca de 120 peças, entre jornais da época, fotografias, objetos circenses originais, livros, documentos e fonogramas de músicas.

Acesse também o conteúdo exclusivo no site da Ocupação

Visitação presencial até 27 de fevereiro de 2022
Horário:
de terça a domingo, das 11h às 19h
Classificação indicativa: livre
Grátis


Dia 8 de dezembro, quarta-feira

IMS Paulista | Avenida Paulista, 2424
Avenida Paulista: 130 anos de história no IMS
Palestra on-line com Andrea Ronqui

Foto preto e branca mostra a Avenida Paulista no início da sua existência. Muitas árvores do lado esquerdo da imagem e alguns casarões aparecem do lado direito.
A Avenida Paulista foi inaugurada dia 8 de dezembro de 1891. Para celebrar esses 130 anos, palestra no IMS vai falar sobre a história desse cartão-postal de São Paulo (imagem: divulgação/IMS Paulista)

Para celebrar os 130 anos da Avenida Paulista, a palestra vai falar sobre a história de sua criação, as mudanças que a transformaram na avenida que conhecemos hoje e alguns episódios importantes desse período. De zona residencial da burguesia em ascensão a centro financeiro, comercial, cultural e cívico, hoje a avenida atrai todos os perfis de pessoas para as atividades mais variadas.

Horário: das 18h às 19h30
Evento on-line sem necessidade de inscrição prévia, com transmissão ao vivo pelo YouTube do IMS e pelo Facebook do IMS
Classificação indicativa: livre
Grátis

Sesc Avenida Paulista | Avenida Paulista, 119
(programação completa aqui)

CHAMA
Performance on-line e presencial

Monumento virtual de luto, uma chama eterna e ininterrupta em memória aos mortos permanecerá acesa durante um ano. A CHAMA está instalada fisicamente no Sesc Avenida Paulista e será transmitida ao vivo por meio do site de A Extinção É Para Sempre. Nesta obra, a participação do público será fundamental. Pessoas de diversas partes do mundo são convidadas a se inscrever, por meio do site, para compartilhar sua própria história de perda.

Visitação presencial até 25 de maio de 2022
Horário da visitação presencial:
de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Classificação indicativa: livre
Grátis

Troco um causo por um conto
Intervenção literária presencial

O escritor Daniel Viana propõe uma troca poética com o público. Ouve depoimentos reais das pessoas e transforma, de imediato, em um conto ou poesia datilografada em guardanapos coloridos. O resultado criativo, inspirado no causo contado, é oferecido ao contador da história.

De 8 a 12 de dezembro de 2021
Horário:
quarta, sábado e domingo, das 14h às 17h
Classificação indicativa: livre
Grátis

 

Dia 10 de dezembro, sexta-feira
 

Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313
Era uma vez o moderno [1910-1944]
Abertura de exposição presencial

A exposição Era uma vez o moderno [1910-1944] é uma parceria do Centro Cultural Fiesp (CCF) e do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). A mostra reúne diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte das iniciativas em torno da implantação de uma arte moderna no Brasil. Contando com mais de 300 obras e documentos, fará o público revisitar três décadas dessa história e, em especial, conhecer as produções dos autores e pensadores que participaram da Semana de arte moderna, em 1922. 

Pintura mostra mulher séria, de cabelos curtos, em pose meio de lado. A pintura é em tons de azul claro.
Obra de Tarsila do Amaral, um dos destaques da exposição Era uma vez o moderno [1910-1944] fica em cartaz na Fiesp até maio de 2022 (imagem: divulgação/Fiesp)

Visitação presencial até 29 de maio de 2022
Horário: de quarta a domingo, das 11h às 20h
Classificação indicativa: livre
Grátis


Dia 12 de dezembro, domingo

Japan House São Paulo | Avenida Paulista, 52
Bingo da JHSP
Brincadeira infantil (presencial)

Como parte das comemorações do aniversário da Avenida Paulista, a Japan House São Paulo promoverá um bingo presencial, no qual as crianças terão a oportunidade de se familiarizar com palavras, objetos e conceitos da cultura japonesa de forma lúdica e divertida.

Horários: 11h, 14h30 e 16h30
Duração: 50 minutos cada sessão
Senhas disponíveis para retirada na recepção 1 hora antes de cada atividade (vagas limitadas)
Classificação indicativa: livre
Grátis

Casa das Rosas | Avenida Paulista, 37
Ações lúdicas 
Brincadeiras infantis (presencial)

Foto mostra casarão antigo, com prédio alto e residencial ao lado. Em primeiro plano, vemos uma fonte com jato d´água, enfeitando um jardim. Ao fundo, vemos obra colorida em prédio, que mostra o rosto de Oscar Niemeyer pintado.
Atividades na Casa das Rosas serão voltadas para a poesia e para o tema do patrimônio cultural (imagem: André Hoff)

Crianças e familiares são convidados a participar de divertidas atividades educativas no Jardim da Casa das Rosas, voltadas para a poesia e para o tema do patrimônio cultural.

Horário: das 10h às 12h
Sem necessidade de inscrição prévia
Classificação indicativa: livre
Grátis

Presepe – História de Natal 

Sarau presencial

Esta apresentação proporcionará um verdadeiro sarau natalino a partir de contos, poemas e canções. Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Mario Quintana e Manuel Bandeira passeiam pelo presépio de acordes e palavras deste natal brasileiro. Nesta atividade, o grupo Canto Livro será formado por Jean Garfunkel (voz e violão), Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) e Juliana Rizzo (voz e narração).

Horário: das 14h às 15h
Sem necessidade de inscrição prévia
A atividade também será transmitida pelo canal do YouTube da Casa das Rosas
Classificação indicativa:
livre
Grátis

Canta a poesia: Coral da Casa das Rosas
Apresentação musical (presencial) 

Com o projeto Canta a poesia, o Coral da Casa das Rosas interpreta a musicalização de poemas de autores brasileiros consagrados e de poetas menos conhecidos.

Coral formado por várias pessoas, homens e mulheres, todos de máscara e usando camisa branca, está posicionado em um jardim com rosas ao fundo. No centro, há um homem de costas, usando camisa de manga comprida azul, tocando um teclado.
O Coral da Casa das Rosas se apresenta domingo, dia 12 de dezembro (imagem: Valdecir Souza)

Horário: das 16h às 17h
Sem necessidade de inscrição prévia
Classificação indicativa: livre
Grátis 


Masp | Avenida Paulista, 1578
Oficina da Comuna
Presencial

Fachada do Masp, museu na Avenida Paulista, em São Paulo. Pessoas caminham na avenida. É possível ver o museu do outro lado da calçada, com suas colunas vermelhas e o maior vão aberto da América Latina.
O Masp, localizado no número 1578 da Avenida Paulista (imagem: Eduardo Ortega)

Inspirada pela estética dos burgos medievais e pelas paisagens da cidade de São Paulo, a oficina ministrada pelo coletivo Revistacomando propõe um exercício de criação a partir de um jogo de matrizes xilográficas, unindo elementos das cidades modernas e antigas. Os participantes irão compor sua própria comuna (termo utilizado na Idade Média para as cidades que conquistaram a emancipação do seu território), utilizando um conjunto de peças modulares que possibilitam uma infinidade de cenários na impressão de xilogravuras – que poderão ser levadas para casa.

Varal com xilogravuras pretas e vermelhas aparece montado no vão livre do Masp. Pessoas aparecem atrás do varal, organizando algumas obras em uma mesa preta.
A oficina ministrada pelo coletivo Revistacomando propõe um exercício de criação a partir de um jogo de matrizes xilográficas (imagem: MASP)

Horário: das 10h30 às 16h30
É necessário retirar uma pulseira de identificação na recepção do Masp, atividade por ordem de chegada
Capacidade de participantes: oficina rotativa sem limites estabelecidos
Classificação indicativa: livre
Grátis 


Sesc Avenida Paulista | Avenida Paulista, 119
180
Performance presencial

Intervenção de dança com o Grupo MEIO, em que os performers vestidos de agasalhos coloridos e utilizando máscaras de grama artificial se colocam em um local de grande fluxo de pedestres da cidade.

Horários: 12 de dezembro, das 10h às 10h30 e das 14h às 14h30
Classificação indicativa: livre
Grátis

Compartilhe