Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ballet Paraisópolis

Crianças e jovens sobem ao palco para apresentar o espetáculo Dançando com a Alma

Publicado em 01/07/2016

Atualizado às 10:27 de 03/08/2018

O Ballet Paraisópolis, formado por crianças e jovens (com idade entre 8 e 16 anos) da segunda maior comunidade de São Paulo, sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para apresentar o espetáculo Dançando com a Alma, como mostra do trabalho realizado durante quatro anos de curso.

Composta de um diversiman, com 24 coreografias nas modalidades dança contemporânea, balé clássico e de repertórios e neoclássico, a apresentação conta ainda com a participação das bailarinas convidadas Isabella Rodrigues (São Paulo Companhia de Dança) e Sofia Tarragó (Pavilhão D).

Segundo Monica Tarragó, idealizadora, diretora, professora e coreógrafa do Ballet Paraisópolis, o projeto, iniciado em 2012, é totalmente gratuito e oferecido apenas aos moradores da comunidade. “A nossa proposta é ser do Paraisópolis para o Paraisópolis”, explica. Além de Monica, os jovens alunos contam com a orientação de uma equipe formada por outros quatro professores e dez profissionais altamente capacitados.

Apesar do pouco tempo de atividade, o projeto – que formará sua primeira turma em 2020 – vem colhendo bons frutos. “Nesses quatro anos de trabalho, nós tivemos ótimos resultados”, conta Monica. “Dos festivais de que participamos, fomos premiados em todos [...] E estamos competindo com escolas que têm experiência de 30, 40 anos de fundação”, diz. “Os alunos são muito comprometidos. E com isso estão dando resultados maravilhosos.”

Com uma proposta que vai muito além da promoção da dança na comunidade e da formação artística de bailarinos, o Ballet Paraisópolis cria oportunidades, ajudando a transformar não só perspectivas de vida, mas sonhos em realidade. “Tenho certeza de que daqui sairão grandes bailarinos e de que estamos formando multiplicadores”, diz Monica. “São essas crianças que um dia vão tocar este projeto [...] Nós estamos qualificando os moradores da comunidade. E isso é muito importante.”

Ballet Paraisópolis
sábado 16 de julho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 70 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]  A apresentação conta com audiodescrição.

Compartilhe