Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A banda afro-brasileira Nova Malandragem se apresenta na Sala Itaú Cultural

A apresentação desenvolve um repertório instrumental voltado para a linguagem do samba rock com reflexões acerca das múltiplas questões que permeiam a diáspora negra no Brasil

Publicado em 04/07/2022

Atualizado às 10:31 de 21/07/2022

Nos dias 14 e 15 de julho, às 20 horas, o Itaú Cultural (IC) recebe a banda afro-brasileira Nova Malandragem. A apresentação musical acontece de forma presencial na Sala Itaú Cultural, na Avenida Paulista, e propõe uma experiência que visa tornar o palco e a plateia um espaço propício para reflexões acerca das múltiplas questões que permeiam a diáspora negra no Brasil.

Nascida em 2017 e formada por 13 homens negros e periféricos, a banda desenvolve um repertório instrumental voltado para a linguagem do samba rock como forma de resgatar aspectos sonoros dos mais variados conjuntos que transitavam pelo gênero entre os anos 60 e 90; trazendo também um espaço de acesso a memórias afetivas e à dança que se manifesta ainda hoje como a principal característica do samba rock.

 

Foto colorida da Banda Nova Malandragem. O grupo possui 13 homens e é formado em sua maioria por músicos negros. Eles formam uma fileira, na qual todos estão postados e olhando para frente segurando seus instrumentos musicais. Todos vestem terno preto e gravata. No fundo, uma parede de tijolos com aparência desgastada.
Banda Nova Malandragem (imagem: divulgação)

Assim como sua criação, o nome da banda leva um contexto sociopolítico: a malandragem. O termo foi muito utilizado de forma pejorativa na sociedade brasileira, carregando uma conotação negativa. Desta maneira, o grupo cria uma forma de ressignificar seu sentido com a realidade: malandragem é sobreviver no país que mais mata homens negros no mundo, homens que desafiam as estatísticas ao subir em palcos para fazer música instrumental.


Para assistir à apresentação é necessário adquirir o ingresso através da plataforma da INTI.

Banda Nova Malandragem

quinta 14 e sexta 15 de julho de 2022

às 20h

[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149) –  224 lugares

[Classificação indicativa: livre]

Ingressos através da plataforma INTI

Compartilhe