Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Passinho no Itaú Cultural

Pela primeira vez na capital paulista a competição de dança que chegou a reunir cerca de 48 mil pessoas em um só evento

Publicado em 03/05/2013

Atualizado às 20:40 de 02/08/2018

A linguagem coreográfica mais identificada com as comunidades populares do Rio de Janeiro chega ao Itaú Cultural, em São Paulo. Dez dos melhores dançarinos do Passinho – competição que percorreu 16 favelas cariocas – se apresentam no instituto nos dias 10 e 11 de maio (com transmissão ao vivo pelo site), às 20h.

O Passinho é um fenômeno cultural dos adolescentes cariocas, surgido do funk, mas que hoje mistura estilos como frevo e samba. É uma dança muito pessoal, que mescla várias formas de coreografia brasileiras e americanas. Já a Batalha do Passinho é a competição de dança que reúne milhares de jovens dos bairros populares do Rio.

O Passinho começou como um flash mob – performance coletiva em meios urbanos – em uma estação do metrô na zona sul do Rio. Com participação de dois violoncelistas eruditos – os irmãos Santoro –, o Passinho rolou sobre a trilha sonora que misturava clássicos do funk com “Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos. No YouTube, o vídeo do flash mob teve quase 300 mil visualizações.

Depois, o Passinho percorreu 16 favelas da cidade, em etapas eliminatórias. No dia 28 de abril, a final atraiu 48 mil pessoas ao Parque Madureira, o maior público na história desse parque carioca. Quatro dançarinos foram escolhidos para a grande final, que será exibida no programa de TV Caldeirão do Huck, no dia 18 de maio.

Esses finalistas compõem o grupo que realiza o Passinho aqui no Itaú Cultural: Michel Gomes, Hiltinho, Camila Garcia e Pelúcia.

Histórico

O Passinho começou em 2011 e foi idealizada pelo músico e produtor cultural Rafael Soares, o Nike, e pelo escritor e jornalista Julio Ludemir. Nesse primeiro ano, percorreu três comunidades: Andaraí, Borel e Salgueiro. A final aconteceu no Sesc da Tijuca, parceiro no projeto.

Em 2012, ocorreram batalhas esporádicas – como as do Salgueiro, as da Providência e as da Festa Literária Internacional das UPPs, a Flupp. No mesmo ano, o Passinho foi a base do conceito usado por Daniela Thomas e Cao Hamburger na cerimônia de encerramento das Paraolimpíadas.


Passinho no Itaú Cultural
sexta 10 e sábado 11 de maio de 2013
às 20h
Sala Itaú Cultural− 202 lugares 

transmissão ao vivo pelo site no dia 11

Entrada franca − ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe