Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Encontros debatem os impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror

Todos os debates serão precedidos da exibição de um episódio da série

Publicado em 18/10/2019

Atualizado às 15:27 de 20/01/2020

Libras

A emergência das tecnologias e da cultura computacional tem alterado profundamente a forma como nos vinculamos às práticas cotidianas. Através de algoritmos, os aplicativos têm mediado nossas escolhas e o modo como nos locomovemos na cidade e nos relacionamos afetivamente. Vistos sempre sob a perspectiva da praticidade e da economia, poucas vezes paramos para refletir sobre os impactos que essas mudanças têm causado.

No mês de novembro, o Itaú Cultural promove três debates sobre essa questão. Com provocação do psicanalista Christian Dunker, os encontros tratam do impacto das tecnologias computacionais nas relações humanas a partir de episódios selecionados de Black Mirror, série de ficção científica idealizada por Charlie Brooker.

Para nortear as falas, antes de cada encontro será exibido um episódio da série. São eles: Hang the DJ, seguido de debate com a psicóloga Lígia Baruch; Smithereens, e debate com o pesquisador Tarcízio Silva; e Black Museum, com debate com o artista, curador, editor e pesquisador Daniel Lima. Confira mais informações na aba programação.

Os ingressos para o evento deverão ser reservados pela internet. A reserva on-line estará disponível dez dias antes de cada dia de debate. Quanto a esse sistema, importante salientar alguns pontos:

1) No ambiente digital, consideram-se três grupos de beneficiados pelas cotas de ingressos: obesos, cadeirantes e quem possui mobilidade reduzida e/ou deficiência.

2) A iniciativa de ingressos on-line ainda está em fase de testes no Itaú Cultural. Esse projeto busca melhorar a experiência do público em relação às atrações oferecidas pelo instituto.

3) Os ingressos digitais têm validade até dez minutos antes do início do espetáculo. Depois desse horário, caso a sala não esteja lotada, os lugares restantes são disponibilizados para quem estiver na fila presencial, destinada aos que não reservaram ingressos virtualmente. Enfatiza-se que aqueles que estiverem na fila (organizada por ordem de chegada) só entram no evento se houver assentos livres.

Exibições + mesas de debate
segundas 4, 11 e 18 de novembro de 2019
às 19h30
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 184 lugares

[classificação indicativa: 16 anos]

Entrada gratuita

reserva de ingressos
[dez dias antes dos debates até 30 minutos antes do início de cada evento (ou até esgotar)]

clique aqui para reservar o seu ingresso para a exibição de “Black Museum” + debate com Daniel Lima

[no dia, apresente o comprovante da reserva (impresso ou no celular)]

os ingressos são válidos até dez minutos antes do início do evento

público geral: um ingresso
público beneficiado pelas cotas on-line (obesos, cadeirantes e quem possui mobilidade reduzida): um ingresso + um ingresso para acompanhante

Compartilhe