Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

BMW Jazz Festival

O cantor Bobby McFerrin se apresenta na plateia externa do Auditório Ibirapuera

Publicado em 21/05/2014

Atualizado às 20:54 de 02/08/2018

De 29 de maio a 3 de junho, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, acontece a quarta edição do BMW Jazz Festival. Como parte da programação, o cantor Bobby McFerrin se apresenta gratuitamente na plateia externa do Auditório Ibirapuera no dia 1 de junho, às 18 horas.

O BMW Jazz Festival, nascido em 2011, tem curadoria organizada pela produtora e cineasta Monique Gardenberg, que reuniu o jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor musical Zé Nogueira e o produtor musical Pedro Albuquerque para o projeto. O intuito do festival é resgatar o jazz e suas vertentes e espalhá-los pelo país, trazendo artistas conhecidos e novos nomes do gênero. Neste ano, as atrações da cidade estarão no palco do HSBC Brasil e no Auditório Ibirapuera, enquanto o Rio de Janeiro receberá os artistas no Vivo Rio e Belo Horizonte terá uma apresentação no Cine Theatro.

Conhecido pelo famoso hit “Don’t Worry, Be Happy”, Bobby McFerrin ganhou dez Grammy Awards ao longo de sua carreira e sempre procurou explorar território vocal desconhecido, inspirando toda uma nova geração de cantores a cappella e também o movimento beatbox. Criado em uma família de músicos, começou a tocar clarinete seriamente ainda criança, mas iniciou sua carreira musical como pianista, aos 14 anos. Liderou seus próprios grupos de jazz, estudou composição, tocou em aulas de dança. Até que um dia, quando estava voltando para casa, de repente entendeu que tinha sido um cantor o tempo todo.

Seu mais recente disco, spirityouall, mistura grooves alegres com gêneros como o folk, o rock, o blues e diversas influências de Bobby, mas sem abandonar sua clássica improvisação e sua eterna exploração da voz humana. “Eu não quero que o público se surpreenda com o que eu faço, eu quero que eles tenham essa sensação de verdadeira alegria, das profundezas do seu ser. E então, você abre um lugar onde a graça pode entrar", diz.  O álbum homenageia o legado do pai de Bobby, o grande barítono operístico Robert McFerrin, primeiro afro-americano a assinar um contrato com a Metropolitan Opera Company e um intérprete renomado do gênero musical americano negro spiritual.

BMW Jazz Festival com Bobby McFerrin
domingo 1 de junho de 2014
às 18h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [plateia externa]
[livre para todos os públicos]

Compartilhe