Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Bonecas Quebradas

Bonecas Quebradas Produções Artísticas Teatro Rio de Janeiro/RJ A figura da boneca quebrada lança luz sobre os assassinatos de mulheres...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Bonecas Quebradas Produções Artísticas
Teatro
Rio de Janeiro/RJ

A figura da boneca quebrada lança luz sobre os assassinatos de mulheres ocorridos no México a partir da década de 1990. Estima-se que 2 mil mulheres foram assassinadas e 4 mil estão desaparecidas nas cidades da região de Chihuahua.

O espetáculo é uma criação coletiva das artistas brasileiras Luciana Mitkiewicz, Lígia Tourinho, Isa Kopelman (elenco) e Verônica Fabrini (encenação) e da mexicana Ileana Diéguez (consultoria técnica). A dramaturgia é de João das Neves e o cenário e o figurino são de Rodrigo Cohen.

O grupo usa uma abordagem poética e documental para expor a história de jovens que passavam de mão de obra barata a objeto de prazer sádico e disputa de poder entre narcotraficantes e empresários locais.

Referência à Isla de las Muñecas, em Xochimilco – onde são pendurados em árvores cabeças e membros decepados de bonecas –, o texto da peça nasceu também da visita do grupo de criadores ao local. A imagem comum à ilha empresta à montagem o entendimento da violência contra a mulher: o fetiche masculino sobre o corpo feminino, capaz de fazer desse corpo o mesmo que faz com as bonecas, utilizando-o inclusive para demarcação de territórios.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe