Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Brechas Urbanas discute a cidade do ponto de vista das tecnologias da informação

O que smartphones, computadores, redes sociais e outros utilitários digitais – onipresentes na vida contemporânea – implicam na vida nas cidades?

Publicado em 01/11/2018

Atualizado às 10:28 de 08/10/2019

Libras

Celulares, computadores, aplicativos definem a vida contemporânea de forma intensa. Por meio desses dispositivos, nós nos comunicamos e movimentamos pelo espaço, distribuímos o tempo, organizamos as tarefas, acessamos informação. Além disso, compartilhamos em texto, imagem e vídeo nosso cotidiano nas redes sociais – a vida, em parte, é agora produto de comunicação.

>> Veja também:

"Aforismos sobre Brechas Urbanas e Museus", coluna sobre o debate de outubro

Essa problemática está no centro do ciclo de debates Brechas Urbanas de novembro. A partir do ponto de vista da vivência das cidades, como se colocam essas questões vindas dos efeitos das tecnologias de comunicação? Com mediação da jornalista Natalia Garcia, a mesa reúne – em 21 de novembro, às 20h, no Itaú Cultural, em São Paulo – o artista e pesquisador em mídias digitais Lucas Bambozzi e o cientista político Sergio Amadeu.

Lucas Bambozzi trabalha com vídeo, filme, instalação, obras site specific, performances audiovisuais e projetos interativos. É doutorando da Faculdade de Arquitetura (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com uma pesquisa sobre campos informacionais em espaços públicos, e professor do curso de artes visuais da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Atuou como curador de várias mostras, entre elas o On_Off, realizado pelo Itaú Cultural, com foco em espetáculos com uso experimental da imagem e do som.

Sergio Amadeu da Silveira é professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil e do Conselho Científico da ABCiber, foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Assista às edições anteriores do Brechas Urbanas no nosso canal do YouTube. Conheça também as colunas ligadas ao ciclo, que discutem os temas de cada mês.

Brechas Urbanas: A Cidade Refletida nas Telas [com interpretação em Libras]
quarta 21 de novembro de 2018
às 20h

[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares
[livre para todos os públicos]

distribuição de ingressos
público preferencial
: uma hora antes do evento, com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante | público não preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe