Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Brechas Urbanas - edição especial

Apresentado no Auditório Ibirapuera, evento reúne a escritora Ana Maria Gonçalves, o psicanalista Christian Dunker e o cineasta Kleber...

Publicado em 04/01/2017

Atualizado às 10:36 de 03/08/2018

Libras

Qual é o papel da arte diante dos conflitos sociais presentes nas grandes cidades contemporâneas? Em edição especial – apresentada excepcionalmente no Auditório Ibirapuera –, a série de encontros Brechas Urbanas aborda essa questão e celebra o 463º aniversário da capital paulista.

O evento – transmitido ao vivo pelo site do Itaú Cultural – conta com a participação da escritora Ana Maria Gonçalves, do psicanalista Christian Dunker e do cineasta Kleber Mendonça Filho. Após uma fala individual dos convidados, o grupo se reúne em um debate mediado pela jornalista Natália Garcia e aberto a perguntas. Esses diferentes momentos são permeados com performances artísticas das poetas Luz Ribeiro e Mel Duarte.

Autora do romance Um Defeito de Cor (2006), a mineira Ana Maria é uma das vozes mais atuantes no que se refere à questão racial no Brasil e à representatividade do negro nas artes. O paulista Christian, por sua vez, é professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e analisou a mentalidade gerada pelo estilo de vida enclausurado dos condomínios fechados em seu mais recente livro, Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (2015), vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. Já o pernambucano Kleber traz a cidade – Recife, em especial – como personagem de muitos de seus filmes, como Eletrodoméstica (2005), O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016).

Normalmente realizado na sede do Itaú Cultural, o Brechas Urbanas já contou com a participação de artistas ligados às mais diversas áreas de expressão, além de nomes como o líder indígena Ailton Krenak, o gestor cultural Benjamin Seroussi, a cozinheira Bia Goll e o permacultor Peter Webb.

O evento conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Brechas Urbanas Especial
quinta 26 de janeiro de 2017
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

Compartilhe