Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Brechas Urbanas – Rastros, Ruínas e Fantasmas

Encontro sobre a cidade discute as marcas do passado no espaço urbano

Publicado em 11/04/2016

Atualizado às 10:22 de 03/08/2018

Libras

Quais são os vestígios de tempos passados que encontramos na cidade? E de que modo eles nos ajudam a compreender o presente e a pensar em futuros possíveis? Questões como essas guiam a edição de abril do Brechas Urbanas – série mensal de encontros elaborada para pensar a vida na cidade sob um ponto de vista poético e artístico.

Intitulada Rastros, Ruínas e Fantasmas, a conversa deste mês conta com a participação do curador e gestor cultural Benjamin Seroussi e da jornalista e cineasta Mariana Lacerda – que exibe para o público do debate seu último trabalho, o ainda inédito Baleia Magic Park (2015). O curta-metragem documental explora um espaço que, hoje em ruínas, já funcionou como local de extração de óleo de baleia e parque temático no litoral da Paraíba. A mediação é da jornalista Natália Garcia – criadora do projeto Cidades para Pessoas, parceiro do Itaú Cultural na organização da série.

Saiba mais sobre os participantes:

Benjamin Seroussi nasceu em Paris, na França, e vive em São Paulo (SP), onde integra a equipe gestora da Casa do Povo – centro cultural localizado no bairro do Bom Retiro e fundado na década de 1950 por imigrantes judeus – e do centro cultural temporário implantado na Vila Itororó – antigo espaço residencial da Bela Vista, idealizado nos anos 1920 pelo português Francisco de Castro e atualmente em processo de revitalização.

Mariana Lacerda nasceu no Recife (PE) e mora em São Paulo (SP). Escreveu e dirigiu os filmes Menino-Aranha (2009), A Vida Noturna das Igrejas de Olinda (2012), Pausas Silenciosas (2013) e Baleia Magic Park (2015), todos relacionados a diferentes aspectos do cotidiano urbano que sobrevivem apesar da passagem desastrosa do tempo.

Brechas Urbanas – Rastros, Ruínas e Fantasmas
quinta 28 de abril de 2016
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos]

Compartilhe