Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Brechas Urbanas – reflexões sobre o cérebro e a cidade

Em sua última edição de 2016, a série de conversas sobre a vida na cidade reúne a cineasta Lotje Sodderland e o jornalista Bruno Torturra

Publicado em 16/11/2016

Atualizado às 10:34 de 03/08/2018

Libras

No dia 25 de novembro, às 20h, o Itaú Cultural apresenta a última edição de 2016 do Brechas Urbanas – série de encontros criada para pensar a vida na cidade. Com a participação da cineasta holandesa radicada na Inglaterra Lotje Sodderland e do jornalista Bruno Torturra, a conversa tem como ponto de partida as semelhanças entre o cérebro humano e o espaço urbano. A mediação é de Natália Garcia, fundadora do projeto Cidades para Pessoas, parceiro do instituto na produção da série.

> ASSISTA À TRANSMISSÃO AO VIVO

Lotje tornou-se cineasta após sofrer, em 2011, uma hemorragia cerebral que prejudicou severamente suas habilidades cognitivas. Seu processo de recuperação e suas descobertas sobre o funcionamento complexo do cérebro são retratados no documentário My Beautiful Broken Brain, produzido pelo norte-americano David Lynch e disponível no Netflix. “A experiência de ser definida pelo que você não é mais capaz de fazer [após uma hemorragia cerebral] pode ser devastadora”, diz ela. A limitação cognitiva da artista abriu espaço, como pode ser visto no longa-metragem, para outra percepção da realidade e para que novas habilidades pudessem emergir.

Bruno, por sua vez, desenvolveu uma longa pesquisa jornalística sobre estados alterados da consciência e drogas psicodélicas. Idealizador da Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), plataforma que ganhou relevância nacional na cobertura das manifestações de 2013, ele fundou em 2015 o estúdio de jornalismo independente Fluxo, pelo qual publica periodicamente a websérie Córtex, que discute assuntos complexos da vida urbana contemporânea por meio de conversas – gravadas em passeios pela cidade e apresentadas sem cortes – com especialistas de diferentes áreas.

Brechas Urbanas – reflexões sobre o cérebro e a cidade
sexta 25 de novembro de 2016
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 254 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial:
duas horas antes do evento | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe