Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Brincantinho Conta Histórias: encontros lúdicos para o público infantil

Com música, dança e contação de história, encontros lúdico-educativos são mais bem aproveitados por crianças de 3 a 10 anos

Publicado em 01/10/2020

Atualizado às 16:02 de 29/12/2021

Libras

O mês das crianças no Itaú Cultural (IC) está especial em 2020! Em parceria com o Instituto Brincante, o IC lança hoje em seu canal do YouTubeBrincantinho Conta Histórias, projeto com oito encontros lúdico-educativos voltado para o público infantil de 3 a 10 anos.

Os vídeos, de aproximadamente 25 minutos cada um, apresentam diversas narrativas do universo cultural popular brasileiro e da cultura da infância, tudo por meio de jogos, música, dança e contação de história.

Os encontros, conduzidos pelas professoras Cristiane Velasco, Flora Barcellos, Marina Siqueira e Mika Rodrigues, contam com interpretação em Libras. Aproveite e divirta-se!

O Sonho do Jabuti (São João)

Cris Velasco e Mika Rodrigues contam, cantam e dançam a história do jabuti, inspirada no conto africano “O Sonho da Tartaruga”, do livro O Príncipe Medroso e Outros Contos Africanos, e mesclada com músicas e danças da cultura brasileira com enfoque nos cacuriás do Maranhão.

A Festa no Céu (São João/cocos)

A partir do conto de tradição oral do Brasil, Flora Barcellos e Marina Siqueira convidam as crianças para experimentar os ritmos do coco, do cacuriá e da catira por meio de canções e brincadeiras de bichos.

Espelho Mágico (matriz ibérica)

Inspiradas na recolha de Câmara Cascudo, Flora Barcellos e Marina Siqueira apresentam brincadeiras tradicionais da cultura brasileira e da matriz ibérica. Por meio desta narrativa, as crianças irão experimentar diferentes atmosferas e cenários.

Dom Maracujá (matriz ibérica)

Nesta adaptação do conto tradicional do Brasil, Cris Velasco e Mika Rodrigues reúnem elementos universais com enfoque nas cantigas e nas brincadeiras da cultura ibero-brasileira.

As Serpentes que Roubaram a Noite (matriz indígena)

Livre adaptação da história homônima, registrada no livro As Serpentes que Roubaram a Noite e Outros Mitos, de Daniel Mundukuru, e do estudo de outras variantes do mito. Cris Velasco e Mika Rodrigues apresentam aqui alguns cantos e acalantos brasileiros, por meio dos quais introduzem brincadeiras voltadas para o público infantil e suas famílias.

Cavalo-Marinho (ciclo natalino)

História autoral criada a partir do cavalo-marinho, manifestação cultural pernambucana. Cris Velasco e Mika Rodrigues apresentam algumas das inúmeras figuras que compõem este folguedo, abordando diversos aspectos presentes em sua construção e os relacionando com brincadeiras da cultura da infância. 

O Macaco e a Lua (Carnaval)

Flora Barcellos e Marina Siqueira brincam esta história, de matriz africana, introduzindo elementos do maracatu, manifestação carnavalesca do Nordeste do Brasil.

Iemanjá (matriz africana)

Trazendo um repertório de cantigas, brincadeiras e danças criadas a partir da relação do ser humano com o mar, Flora Barcellos e Marina Siqueira apresentam uma recriação do mito tradicional africano, que encontra registros nas pesquisas dos autores Pierre Verger, José Beniste e Reginaldo Prandi, entre outros.

Ficha técnica
Concepção artística, pesquisa de repertório, adaptação e contação de histórias, arranjos e execução musical: Cris Velasco, Flora Barcellos, Marina Siqueira e Mika Rodrigues
Figurinos: Instituto Brincante e acervo pessoal das artistas
Vinheta de abertura: Gabriel Nóbrega
Edição de vídeo: André Albuquerque
Edição de áudio: Ricardo Cassis
Agradecimentos: Claudia Borges, Gustavo Melo, Ricardo Cassis, Instituto Brincante e Itaú Cultural
Locação: Instituto Brincante e Estúdio Conexão
Gravado de junho a agosto de 2020 em São Paulo/SP

Compartilhe