Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Caderno de Conceito - Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim

Material educativo, o Caderno de Conceito foi pensado e criado com base na exposição Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim em cartaz...

Publicado em 27/04/2015

Atualizado às 18:25 de 19/12/2018

Material educativo, o Caderno de Conceito foi pensado e criado com base na exposição Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo, de 2 de abril a 31 de maio de 2015. A proposta é olhar para algumas obras da coleção do Instituto Inhotim e descobrir possibilidades de relacioná-las com diferentes linguagens e conceitos.

 

Na publicação, o professor encontra exemplos e sugestões de como trazer a arte contemporânea para seu cotidiano em sala de aula e de como potencializar o contato dos alunos com essa produção. Acesse o Caderno de Conceitos no ISSUU ou baixe aqui o arquivo.

Do Objeto para o Mundo investiga quatro momentos de formação da arte contemporânea – o neoconcretismo brasileiro, a produção dos anos 1960, o grupo de vanguarda japonesa Gutai e as práticas de acionismo e de performance dos anos 1970 – e exibe obras produzidas entre 1950 e as primeiras décadas dos anos 2000. O título da exposição faz menção ao movimento de aproximação do objeto de arte à experiência cotidiana do espectador.

Com curadoria de Rodrigo Moura e Inês Grosso, o percurso da mostra contempla várias mídias e suportes, apresentando obras de artistas como Lygia Clark, Lygia Pape, Rivane Neuenschwander, Channa Horwitz, Décio Noviello, Hélio Oiticica, Cildo Meireles e Melanie Smith.

Compartilhe