Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Caleidoscópio

Natanael Portela de Souza Curta-metragem Tianguá / CE O curta-metragem Caleidoscópio propõe uma reflexão sobre o lugar em que se quer...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Natanael Portela de Souza
Curta-metragem
Tianguá/CE

O curta-metragem Caleidoscópio propõe uma reflexão sobre o lugar em que se quer viver, não apenas no sentido de região, cidade, bairro e rua, mas também no de família e lar. Há dois olhares presentes no filme. O primeiro sobre as transformações de uma cidade pequena ao passar por um processo de urbanização descontrolada. E o segundo sobre novas formações familiares.

O curta se passa em Tianguá, pequeno município de 70 mil habitantes localizado na Chapada Ibiapaba, norte do Ceará. Esse é o lugar onde o diretor Natanael Portela nasceu, cresceu e mora até hoje. Na última década, porém, ele vem observando como o crescimento desordenado tem provocado alterações climáticas, sociais e culturais no local.

A história do filme começa quando o adolescente Diego, de 12 anos, sai de sua casa, numa comunidade rural do sertão, para comprar equipamento na cidade (Tianguá) a fim de confeccionar um caleidoscópio. A viagem serve também para que ele entregue uma carta ao companheiro de seu pai, na tentativa de convencê-lo a voltar para casa.

Saiba mais no Blog Rumos.

 

Compartilhe