Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Caleidoscópio é premiado no 27º Festival Cine Ceará de Cinema Ibero-Americano

Curte é destaque como produção cearense

Publicado em 21/08/2017

Atualizado às 12:16 de 03/08/2018

O curta-metragem Caleidoscópio, dirigido, roteirizado e produzido pelo cearense Natal Portela, recebeu dois prêmios na 27ª edição do Festival Cine Ceará de Cinema Ibero-Americano, cuja cerimônia de premiação aconteceu no dia 11 de agosto no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. A produção, que recebeu apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014, se destacou como Melhor Produção Cearense em duas categorias: na Competição de Curtas Brasileiros e no Prêmio Mistika.

Único representante do interior do estado do Ceará a participar da competição, o curta foi filmado na cidade de Tianguá, localizada na Chapada Ibiapada, no norte do estado, onde cresceu Portela. As imagens sensoriais da vida em uma cidade pequena que, como observou Natal, vinha passando por um crescimento desordenado, suscetível a mudanças climáticas, sociais e culturais, propõem uma reflexão sobre o sentido metafórico de lugar, partindo da ideia de família e de lar. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e pela Bucanero Filmes, o festival de cinema tem o objetivo de levar ao público cearense uma parcela da produção cinematográfica ibero-americana, visando ao intercâmbio entre diretores de diferentes países e à divulgação de novos talentos. Para tanto, realiza duas mostras, uma de longas-metragens ibero-americanos e outra de curtas brasileiros, além de distribuir uma série de prêmios especiais aos concorrentes.

Neste ano, participaram do júri da mostra de curtas Alessandra Bergamaschi, André Parente, Benito Amaro, Vera Zaverucha e Osmar Gonçalves. Junto de Caleidoscópio – que recebeu o Troféu Mucuripe de Melhor Produção Cearese – foram premiados os curtas Festejo Muito Pessoal, de Carlos Adriano (Melhor Curta-Metragem), Valentina, de Estevão Meneguzzo e André Feliz (Melhor Direção), Memórias do Subsolo ou o Homem que Cavou até Encontrar uma Redoma, de Felipe Camilo (Melhor Roteiro), e Filó, a Fadinha Lésbica, de Sávio Leite (Prêmio da Crítica – Abraccine). O filme de Natal Portela também ganhou o Prêmio Mistika de Melhor Produção Cearense, que concede 13 mil reais para serviços de conformação, correção de cor, finalização, aplicação em letreiros, masterização de DCP e arquivos digitais para o curta-metragem. Veja o trailer do filme:

Caleidoscópio - Trailer from Natal Portela on Vimeo.

Compartilhe