Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Caminhos da HQ na PlayTV

Dedicado à cultura pop, o canal PlayTV exibe as gravações do ciclo de debates sobre o processo criativo em quadrinhos

Publicado em 12/06/2018

Atualizado às 19:11 de 05/11/2020

A série Caminhos da HQ – ciclo de debates sobre a produção brasileira de quadrinhos – terá seus episódios exibidos pela PlayTV semanalmente a partir do dia 12 de junho. Além das estreias, sempre às terças, às 22h30, haverá reprises às quintas e aos sábados, às 22h30, e às segundas, quartas e sextas, às 15h30. Os programas também estarão destacados na nossa seção de vídeos nas quartas após cada lançamento.

Confira a data de apresentação de estreia de cada programa:

terça 12 de junho
Produção Independente

A atuação dos artistas independentes no mercado brasileiro de histórias em quadrinhos, com depoimentos de Ana Recalde, Carol Rossetti, Cris Eiko, Daniel Esteves, Fábio Coala, Germana Viana, Klebs Junior, Marcatti e Marcelo D'Salete. 

terça 19 de junho
Mulheres e HQ

O protagonismo feminino nas histórias e também nos bastidores dos quadrinhos. Ana Recalde, Cris Eiko, Carol Rossetti e Germana Viana falam de suas opções artísticas, de diversidade e feminismo, além do trabalho de outras artistas e coletivos.

terça 26 de junho
Alexandre de Maio

Especialista em jornalismo em quadrinhos, Alexandre de Maio comenta sua formação, suas influências (nas HQs e no jornalismo) e seu processo criativo.

terça 3 de julho
Ana Recalde

A roteirista e editora de HQs trata de sua formação e suas influências, dentro e fora dos quadrinhos, além de seu processo de criação.

terça 10 de julho
Carol Rossetti

Ilustradora, designer e quadrinista, Carol Rossetti fala de seus trabalhos com ilustração, como o projeto Cores, voltado para crianças.

terça 17 de julho
Cris Eiko

A quadrinista paulista Cris Eiko conta que iniciou nos quadrinhos fazendo fanzines. Ela comenta suas influências, tanto os mangás como os quadrinhos norte-americanos e a animação.

terça 24 de julho
Daniel Esteves

Roteirista, professor de história em quadrinhos e editor do selo Zapata Edições, Daniel Esteves fala sobre sua formação e seu método de decupagem das histórias.

terça 31 de julho
Fábio Coala

O quadrinista e ilustrador Fábio Coala trata de humor e processo de criação e fala de seu personagem Monstro, seu site Mentirinhas e publicações na internet.

terça 7 de agosto
Germana Viana 

A quadrinista Germana Viana conta como tomou coragem de produzir suas próprias obras e comenta algumas delas. Fala também de influências e diversidade.

terça 14 de agosto
Klebs Junior

O desenhista, quadrinista, agente, professor e empresário Klebs Junior fala de suas opções artísticas e seu trabalho como agente, editor e professor de quadrinhos.

terça 21 de agosto
Marcatti

O quadrinista paulistano Francisco Marcatti comenta suas HQs escatológicas, inspiradas nos quadrinhos underground norte-americanos, no cinema e na literatura.

terça 28 de agosto
Marcelo D’Salete

Quadrinista, professor e pesquisador de arte afro-brasileira, Marcelo D'Salete fala de suas referências nas artes visuais, no cinema, na música e em questões raciais e sociais.

Conheça a playlist de vídeos dedicados aos quadrinhos no nosso canal do YouTube.

Compartilhe