Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Caminhos da HQ apresenta depoimentos da sua segunda temporada

Episódios traçam as trajetórias individuais ou em duplas de 13 quadrinistas brasileiros, além de abordar edição, público e representatividade

Publicado em 25/08/2020

Atualizado às 09:58 de 30/11/2020

A partir do próximo sábado, 29 de agosto, uma programação diversa sobre histórias em quadrinhos entra em cartaz no site do Itaú Cultural (IC). O pontapé inicial é a segunda temporada de Caminhos da HQ, série de depoimentos que revela as trajetórias e os trabalhos de autores que fazem parte da atual cena nacional de quadrinhos. Os 11 episódios que compõem a segunda temporada foram gravados em 2018.

>> Assista à primeira temporada.

Ao todo são 13 entrevistados, dos quais 9 participaram da programação de HQs do IC naquele ano: Fernanda Nia, João Pinheiro, João Varela, Laura Athayde, Lino Arruda, LoveLove6, Mario Cau, Ramon Vitral – hoje responsável pela coluna Sarjeta no nosso site – e Sirlene Barbosa. Completam a lista de convidados Bianca Pinheiro, Laudo Ferreira, Mary Cagnin e Sidney Gusman.

Além dos vídeos que traçam as trajetórias individuais ou em duplas dos artistas, três episódios especiais falam sobre edição, público e representatividade. Entre os entrevistados há três selecionados pelo Rumos Itaú Cultural: Laura Athayde e HQ Aconteceu Comigo, edição 2017-2018; Lino Arruda e HQ Monstrans, edição 2017-2018; e Ramon Vitral e a Série Postal, edição 2015-2016. 

Os vídeos serão disponibilizados aos sábados, sempre às 14h, no site e no canal do YouTube do Itaú Cultural. A segunda temporada de Caminhos de HQ abre o caminho para a Banca de Quadrinistas, que acontece em setembro e, pela primeira vez, traz apenas autoras mulheres – mais informações em breve – e para a terceira temporada da série de depoimentos, prevista para começar em novembro.

assista aos episódios publicados

Representatividade (Lovelove6, Lino Arruda e Sirlene Barbosa)
Laura Athayde
João Pinheiro e Sirlene Barbosa 
Público (Laura Athayde, Fernanda Nia, Mario Cau, Lovelove6, Lino Arruda, Bianca Pinheiro e Sidney Gusman)
Mary Cagnin
Mario Cau
Bianca Pinheiro
Edição (João Varela, Sidney Gusman, Ramon Vitral, Laudo Ferreira, Bianca Pinheiro e Mario Cau) 
Lovelove6
Laudo Ferreira
Editores (Sidney Gusman, Ramon Vitral e João Varela)

Caminhos da HQ (imagem: Itaú Cultural)

Caminhos da HQ – 2ª temporada
de sábado 29 de agosto a sábado 7 de novembro de 2020
episódios disponibilizados sempre às 14h
on-line – aqui no site e no YouTube do Itaú Cultural

Compartilhe