Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cápsulas do tempo/Fragmentos da memória

"A memória é uma ilha de edição", dizia o poeta Waly Salomão. O célebre verso de "Carta aberta a John Ashbery", texto publicado há mais...

Publicado em 08/03/2016

Atualizado às 18:12 de 07/08/2018

Por Cassiano Viana

"A memória é uma ilha de edição", dizia o poeta Waly Salomão. O célebre verso de "Carta aberta a John Ashbery", texto publicado há mais de 20 anos, ganha ainda mais força nos dias de hoje, quando tudo parece atropelamento e fuga em ultrafast forward.

Blog Fórum de Fotografia, Workshop De Gavetas e Fotolivros

 

E foi justamente pensando em toda essa velocidade e no acesso cotidiano a volumes absurdos de informação que a dupla Martina e Isadora Brant, da Vibrant – editora paulista de publicações independentes que trabalha no campo das artes visuais e da fotografia –, encontrou a premissa fundamental para o workshop De Gavetas e Fotolivros: a Reinvenção de Arquivos. Cada participante irá criar um arquivo-caderno de imagens e perguntas, uma cápsula para o futuro, para problematizar a ideia de memória e aquilo que priorizamos lembrar ou esquecer por meio da edição.

"Editamos nossa memória o tempo todo. Cada vez que contamos uma história, ela se modifica. Estamos sempre apresentando alguns aspectos dela, e não outros, escolhendo qual ponto contar dessa história, e a edição já começa aí", explica Martina, lembrando uma entrevista em que a artista Laurie Anderson afirma que toda ideia de narrativa é uma ficção.

"O livro é um documento e uma edição de arquivos que abriga uma ideia. A maneira como os arquivos são organizados e preservados aponta o pensamento de um tempo e está a serviço de uma ideologia, de uma história oficial", diz. "Quando passamos nossas memórias para um livro, materializamos parte da história, parte do que somos no momento em que a contamos."

Martina explica que, para a construção dos arquivos-cadernos, os participantes deverão levar ao workshop elementos significativos da própria memória. "Gostaríamos que eles trouxessem uma foto, uma notícia de jornal, uma folha da agenda, um desenho, uma pergunta para o presente e outra para o futuro. A ideia é construir o caderno por meio de uma colagem disso tudo."

O workshop De Gavetas e Fotolivros: a Reinvenção de Arquivos acontece durante o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, entre os dias 16 e 19 de junho, na Sala Vermelha e no piso -2 do Itaú Cultural. As inscrições estão abertas até o dia 3 de abril, pelo site www.itaucultural.org.br/forumfoto2016.


Workshop De Gavetas e Fotolivros: a Reinvenção de Arquivos – IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo
quinta 16 a domingo 19 de junho de 2016
9h30
às 12h30 e 14h às 17h (16 a 18 de junho) | 10h às 13h (19 de junho)
Sala Vermelha (piso 3) e piso -2

Entrada gratuita – inscrições pelo site www.itaucultural.org.br/forumfoto2016, até o dia 3 de abril

Compartilhe