Classificação indicativa: Livre

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) montou uma programação especial para o público infantil. O IC para crianças apresenta aulas de ilustração e dança – além de outras que estão por vir –, publicadas aqui no site e no canal do YouTube.

Durante os meses de maio e junho, Gabriela Gil ministrou aulas de desenho com foco no reino animal, ajudando a colocar no papel os mais diferentes bichos: do urso aos pequenos insetos, dos animais terrestres aos seres marítimos. Veja abaixo o curso completo, que conta com seis vídeos.

Aula 1: Nesse encontro, Gabriela ensina a montar um zine, livreto produzido pelo próprio autor, e dá ideias para você criar as suas próprias histórias, ilustradas ou escritas. Anote os materiais: uma folha de papel sulfite, lápis de cor, papéis coloridos, tesoura e cola.

Aula 2: Gabriela retoma o passo a passo para criar seu zine e explica todo o processo para você preenchê-lo com o tema de insetos criados a partir de formas geométricas. Há joaninhas, abelhas, mariposas e o que mais a criatividade permitir. Gostou? Então anote os materiais: uma folha de papel A4, lápis de cor, fita adesiva, tesoura, tinta guache, pincel ou esponjinha (ou rolinho de pintura), um pano, um copo de água e um prato.

Aula 3: Desta vez, Gabriela ensina a fazer um novo formato de zine, sanfonado, e com tema marinho. Anote os materiais: uma folha de papel vegetal, canetinhas hidrográficas, tesoura, lápis de cor e régua.

Aula 4: A artista ensina como um zine pode virar cenário com animais como girafa, elefante e outros que a sua imaginação permitir. Para o cenário, você vai precisar de uma tesoura, cola (bastão ou líquida), uma folha de papel A4 e uma folha mais grossa como cartolina ou canson. Para os animais, você precisa de um papelão (pode ser de caixa de alimentos), dois prendedores de madeira, tinta guache colorida, pincel, paninho de limpeza, suporte para colocar tinta e um copo com água.

Aula 5: A atividade tem como foco um jogo multiúso que pode funcionar tanto para contar histórias quanto como jogo da memória. Quer experimentar? Anote os materiais: uma folha de papel canson ou cartolina, tesoura, régua, cola bastão ou líquida, papel colorido ou pintado, tinta guache, pincel, recipiente para colocar a tinta, copo com água, paninho e uma caixinha de fósforos.

Aula 6: A artista faz uma proposta inusitada para você explorar a sua imaginação: crie personagens a partir de silhuetas e manchas feitas em folhas de papel. Anote os materiais: uma folha de papel canson, cartolina ou sulfite, lápis de cor e marcador ou canetinha hidrográfica. Se optar por usar aquarela ou tinta guache, separe também pincel, recipiente para colocar a tinta, copo com água e um paninho.

Veja também