Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: assista às aulas de ilustração com Jonas Meirelles

Em cinco vídeos, o artista mostra como criar personagens

Publicado em 02/09/2020

Atualizado às 17:43 de 16/08/2022

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) montou uma programação especial para o público infantil. O IC para crianças apresenta aulas de ilustração e dança – além de outras que estão por vir –, publicadas aqui no site e no canal do YouTube.

Durante os meses de julho e agosto, Jonas Meirelles ministrou cinco oficinas de ilustração. Professor e artista visual, encontra no desenho um objetivo e um percurso. Autor de Como Desenhar um Dinossauro (2019), Jonas acredita que todo mundo sabe desenhar. 

Confira as aulas a seguir:

Aula 1: Já imaginou descobrir criaturas morando em objetos e superfícies aí da sua casa? O artista e educador Jonas Meirelles explica essa técnica, chamada de frotagem, que consiste em marcar o relevo ou a textura das superfícies para criar monstros, seres malucos e de outro mundo. Para acompanhar esta aula, você vai precisar de sulfite, lápis, giz de cera ou pastel, lápis de cor ou canetinha e alguns objetos que o inspirarem. No vídeo, foram usados um pente, uma moeda, uma tesoura sem ponta e uma chave. 

Aula 2: O artista e educador Jonas Meirelles convida você para construir seu próprio catálogo de criaturas esquisitas. Inspire-se nos animais que você conhece e aprenda a fazer um livreto em que se pode brincar de trocar as partes dos corpos de cada bicho para criar inúmeras outras criaturas malucas. Para acompanhar a aula, você precisa de três sulfites, régua, lápis, giz pastel ou giz de cera, canetinhas hidrográficas ou lápis de cor, tesoura sem ponta e grampeador, para usar com a supervisão de um adulto.

Aula 3: Você já imaginou como seria a mistura de um gato e um garfo? E de um elefante e um desodorante? Nesta aula, o artista e ilustrador Jonas Meirelles convida você para esta aula-jogo. Solte a sua imaginação e depois crie um adereço bem legal para usar ou dar de presente. Quer experimentar? Então, anote os materiais: sulfite, papéis coloridos, régua, tesoura sem ponta, lápis, materiais para colorir como lápis de cor, giz pastel ou canetas hidrográficas, furador de papel (se tiver) e linha de barbante ou lã.

Aula 4: Você sabia que é possível desenhar monstros muito estranhos, com cabeça de peneira ou corpo de pente? E se for um passarinho com bico de cortador de unha? O artista e ilustrador Jonas Meirelles explica tudo para você inventar criaturas com objetos de verdade aí da sua casa. Você vai precisar de papéis brancos e coloridos, lápis de cor, canetas hidrográficas ou giz, além de objetos da sua casa. Você não precisa usar exatamente os mesmos que Jonas: pergunte para os seus responsáveis quais você pode pegar emprestado e boa diversão!

Aula 5: Você já imaginou que aquela caixa velha de papelão que vai para o lixo pode virar um brinquedo muito legal? O artista e ilustrador Jonas Meirelles convida você para pensar no que pode se transformar uma caixa de papelão e para descobrir nela criaturas fantásticas. Então, separe caixas, tesoura sem ponta, fitas adesivas coloridas e material para colorir, como lápis de cor, giz, caneta hidrográfica e até tinta (se for este o caso, reserve material para forrar seu local de trabalho). Mãos à obra?

 

Compartilhe