Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: assista às oficinas de criação com Cris Miguel

Em cinco vídeos, a artista ensina a fazer bonecos inspirados em culturas diversas

Publicado em 07/10/2020

Atualizado às 12:46 de 07/10/2020

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) montou uma programação especial para o público infantil. O IC para crianças apresenta aulas de ilustração e dança – além de outras que estão por vir –, publicadas aqui no site e no canal do YouTube.

Durante os meses de setembro e outubro, Cris Miguel ministrou cinco oficinas de criação. 

Confira as aulas a seguir:

Aula 1: Você conhece os bonequinhos de pano em forma de coelhinho? A artista Cris Miguel explica que são tradicionais na Rússia, onde são considerados uma espécie de guardião, amuleto. Lá as crianças colocam o coelhinho no dedo para fazer companhia e protegê-las. E aí? Quer fazer o seu coelhinho ou dar de presente para um amigo?

É bem fácil: você precisa de um retalho de tecido, qualquer um que encontrar em casa, tesoura sem ponta, caneta, régua, fio como lã ou barbante e algum material para fazer o enchimento do seu coelhinho (como algodão, manta acrílica, lã feltrada ou até folhas de papel higiênico amassadas).

Aula 2: Cris Miguel ensina a fazer uma boneca mágica, inspirada nas tradicionais bonecas eslavas chamadas de Motanka, que significa enrolar. Elas são feitas sem costura, apenas amarrando e torcendo. Esta que a artista ensina carrega uma trouxinha que traz prosperidade. Quer aprender? Então separe os materiais e vamos lá.

Você precisa de caneta, tesoura sem ponta, régua, fio como lã ou barbante e um pouquinho de arroz. Para os tecidos: um pedaço de malha, algodão ou linho, que pode ser de uma camiseta antiga, e retalhos de outro tecido. Ao final, se gostou do resultado, poste nas redes e marque o Itaú Cultural.

Aula 3: Pijo e Penda são bonequinhos feitos de lã, tradicionais na Bulgária e representam a chegada da primavera. Acompanhe a artista Cris Miguel, aprenda a fazer os seus e saiba mais sobre essa história e essa cultura diferente da nossa.

Os materiais para a tarefa são bem simples: lã e tesoura sem ponta.

Aula 4: A artista Cris Miguel explica que você pode utilizar um galho seco colhido do chão, tesoura sem ponta, régua, ervas secas, algodão ou manta acrílica, um pedaço de lã, barbante e alguns retalhos de tecido para dar vida a uma boneca que traz boas energias.

Aula 5: Neste encontro, a artista Cris Miguel explica como é fácil e divertido criar um boneco de papel com braços e pernas articuladas para você brincar e contar as suas histórias.

Vamos para os materiais? Tesoura sem ponta, caneta, lápis ou lapiseira, borracha, fita adesiva, uma caixa de fósforos ou qualquer outra bem pequenina, papel e moeda.

Compartilhe