Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Compositora Chiquinha Gonzaga é a homenageada da 51ª Ocupação

A mostra, em cartaz na sede do Itaú Cultural (IC) entre 24 de fevereiro e 18 de julho, resgata a trajetória da maestrina

Publicado em 15/02/2021

Atualizado às 11:46 de 18/10/2022

O batismo do Carnaval brasileiro, em um momento de confirmação da festa popular como fenômeno urbano e de multidões, não poderia vir de outra personagem da história nacional: Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Afrodescendente embranquecida pelo racismo estrutural – sua mãe era filha de uma escravizada alforriada e o pai, um militar de família tradicional –, ela detinha a transgressão e o talento necessários para abrir alas por todo o país.

>>Agende sua visita

Autora de um expressivo acervo musical, que percorreu, mesclou e fez nascer novos gêneros e ritmos, a compositora e maestrina brasileira é a homenageada da 51ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. A mostra, em cartaz na sede do Itaú Cultural (IC) entre 24 de fevereiro e 23 de maio [mostra prorrogada até 18 de julho], resgata a trajetória da musicista, marcada por escândalos sociais e opressão, pioneirismo e liberdade, paixão e reconhecimento.

A exposição – desenvolvida integralmente durante a pandemia de covid-19 – propõe um mergulho na criação obstinada de uma artista que esteve, em certos aspectos, tão conectada com seu tempo, mas que antecipou uma série de questões que envolveriam a vida da mulher moderna. Sua prevalência no presente se expressa em sua ousadia e na presença contemporânea de artistas negros que contam sua trajetória e revivem sua obra.

Além do espaço expositivo, que pode ser visitado mediante agendamento prévio, um site acompanha a mostra, com uma série de conteúdos on-line, como entrevistas em vídeo, artigos e matérias exclusivas. O portal é lançado na data de abertura da exposição.

>> Conheça a homenageada e acesse conteúdos exclusivos no site da Ocupação Chiquinha Gonzaga

Retrato mostra Chiquinha Gonzaga, com vestimenta da época e olhar sério.
Chiquinha Gonzaga (imagem: Acervo Instituto Moreira Salles)

Ocupação Chiquinha Gonzaga

quarta 24 de fevereiro de 2021
até domingo 18 de julho de 2021

terça a domingo 12h às 18h
piso térreo

As visitas acontecem mediante agendamento

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Compartilhe