Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cia Marginal estreia espetáculo no Parque Ecológico da Maré

A peça integra projeto contemplado pelo Rumos 2017-2018

Publicado em 29/11/2019

Atualizado às 11:24 de 27/12/2021

No dia 7 de dezembro estreia no Parque Ecológico da Maré o espetáculo Hoje Não Saio Daqui, um dos desdobramentos do projeto Refúgio, da Cia Marginal, contemplado pelo Rumos 2017-2018. A peça fica em cartaz até o dia 22 de dezembro.

O espetáculo é um percurso-passeio que leva o público a vivenciar uma dramaturgia situada no último refúgio natural da Maré, maior bairro popular do Rio de Janeiro. Com 50m­², o Parque Ecológico da Maré, conhecido pelos moradores como Mata, é hoje a única área verde das 16 favelas que constituem o Complexo. Abandonado pelo poder público, o Parque abrange duas quadras esportivas, uma área de lazer com brinquedos para crianças, uma horta e um anfiteatro, todos mantidos pela força da natureza e o esforço de redes comunitárias.

Criado a partir da espacialidade do local, Hoje Não Saio Daqui aborda a presença africana na Maré, formada ao longo dos últimos 20 anos a partir de fluxos de imigrantes vindos de Angola, em sua maioria refugiados da guerra civil que assolou o país até 2002. A obra focaliza histórias de chegada dessas pessoas na comunidade, assim como suas práticas de resistência na cidade do Rio de Janeiro. Revela uma Maré que não cabe nas visões reducionistas e estereotipadas que justificam a política de morte projetada para aquele espaço.

Ainda, a peça explora questões atuais como o imaginário exotizante em torno do desconhecido, o problema do apagamento da história de pessoas negras, o racismo estrutural da sociedade brasileira, assim como, inversamente, as múltiplas possibilidades de resistência afetiva e política no convívio com a diversidade.

O trabalho é resultado de uma colaboração entre artistas brasileiros e africanos e reúne no elenco os seis atores da Cia Marginal – Jaqueline Andrade, Geandra Nobre, Phellipe Azevedo, Priscilla Monteiro, Rodrigo Maré e Wallace Lino – e mais seis atores e músicos angolanos convidados – Zola Star, Ruth Mariana, Maria Tussevo, Elmer Peres, Vanu Rodrigues e Nzaji. Os três últimos são moradores da comunidade angolana da Maré, a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para o bairro Brás, em São Paulo.

Temporada de Hoje Não Saio Daqui
quinta 5 a domingo 22 de dezembro de 2019
apresentações de quinta a domingo
às 16h
Parque Ecológico da Maré
– Rio de Janeiro, RJ
Entrada pela Associação de Moradores da Mata, Via B9, n° 2A, Maré

[classificação indicativa: 12 anos]

A partir das 15h as portas do Parque estarão abertas para quem quiser saborear comidas típicas angolanas e se refrescar com uma cerveja artesanal local.

Entrada gratuita (chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência)
Em caso de chuva, não haverá espetáculo.

Compartilhe