Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

'Crítica em Movimento: Presente' traz debates e espetáculos sobre a percepção da arte em tempos de instabilidade política

A análise e a percepção da arte e da cultura em tempos de instabilidade política são o tema do Crítica em Movimento, ciclo de debates que tem início em setembro no Itaú Cultural

Publicado em 03/09/2018

Atualizado às 11:57 de 03/10/2018

Libras

A análise e a percepção da arte e da cultura em tempos de instabilidade política são o tema do Crítica em Movimento: Presente, ciclo de debates que tem início em setembro no Itaú Cultural. Com curadoria do jornalista, crítico e pesquisador Valmir Santos e do instituto, a programação desta segunda edição conta com nove dias de mesas, espetáculos, ensaio aberto e oficina em torno da irrupção do presente nas escolhas temáticas e formais.

De 26 de setembro a 7 de outubro, os encontros pretendem mobilizar o espectador comum, os estudantes ou profissionais das artes cênicas, da crítica, os gestores culturais e os pensadores de outros campos de expressão a refletirem em que medida o momento sociopolítico incide sobre as obras e desdobra poéticas. Na mesma medida, o conjunto de espetáculos apoia-se em dramaturgias potentes e provocadoras que estimulam o espectador a posicionar-se diante da obra e a exercitar a criticidade.

Engajamento, políticas públicas, a realidade latino-americana e a atualidade de Plínio Marcos, dramaturgo morto em 1999, são alguns dos temas debatidos nas seis mesas do evento. A partir do segundo dia, 27 de setembro, espetáculos colocam em cena fatos recentes do cotidiano do país, como os últimos momentos de Cláudia Silva Ferreira, assassinada pela Polícia Militar, no Rio de Janeiro, em 2014, e as manifestações do movimento secundarista, em uma peça feita pelos próprios estudantes que participaram das ocupações das escolas. As ideias revolucionárias de D. Hélder Câmara, conhecido como o Bispo Vermelho, e uma adaptação de Navalha na Carne, peça censurada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), também estão na programação.


Oficina

Com Hilton Cobra, Ana Paula Bouzas, Valéria Monã e Duda Fonseca, a oficina Aspectos culturais/religiosos de matriz africana para o processo de composição de personagens busca construir com os participantes um repertório de possibilidades pertinentes à cultura ancestral de matriz africana, que possam contribuir para a criação e construção de personagens. Com seleção prévia, a atividade é destinada a atores maiores de 18 anos e com experiência. Saiba mais aqui.

As mesas de debate e os espetáculos contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Saiba mais sobre cada uma das atividades na aba Programação.

 

Crítica em Movimento: Presente 
quarta 26 de setembro a domingo 7 de outubro de 2018

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[verifique a classificação indicativa de cada atividade na aba Programação]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

 

Compartilhe