Neste episódio da série Brechas Urbanas a discussão é em torno das cidades desterritorializadas. “O que acontece quando uma cidade se desloca?”, esse é o questionamento da jornalista e mediadora Natália Garcia para iniciar o debate, que conta com a presença do engenheiro e fotógrafo Luiz Netto e da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum.
 
Luiz Netto fala de sua experiência com o projeto São Francisco Submerso, selecionado na edição 2015-2016 do programa Rumos e que propõe a exploração e o registro de ruínas de cidades que foram submersas. Eliane Brum fala dos impactos causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na região do Rio Xingu, sudoeste do Pará.
 
Brechas Urbanas é uma série que pensa soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas que, ligadas a diferentes áreas, observam, ouvem e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum.
 
Programa gravado em abril de 2018, no Itaú Cultural, em São Paulo (SP). Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.
 
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Cuzziol
Produção-executiva: Camila Zamith e Simoni Barbiellini
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Roberta Roque
Captação e edição: VOCS
Intérpretes de Libras: Erika Mota e Thalita Passos (terceirizadas)
 

Veja também

Perdidos de nascença

A crônica desse mês da colunista Vanessa Barbara fala sobre quem se perde facilmente na cidade, até em estacionamento de mercado ou dando volta no quarteirão