Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Os cinco filmes nordestinos mais vistos na Itaú Cultural Play

Conheça os cinco filmes da região Nordeste mais vistos, em quase três meses de plataforma gratuita de streaming

Publicado em 24/09/2021

Atualizado às 17:45 de 17/08/2022

O Brasil todo está na Itaú Cultural Play. Recortes regionais trazem para todo o público as realidades de todas os estados do país. Com curadoria do Nordeste Lab, a mostra Reexistências audiovisuais nordestinas reúne destaques da produção recente nos nove estados do Nordeste.

Conheça, abaixo, os cinco filmes nordestinos mais vistos, de acordo com dados coletados até o dia 8 de setembro de 2021. Na lista estão dois títulos dirigidos por Glauber Rocha, que tem uma mostra em sua homenagem na IC Play.

1. Òrun Àiyé – a criação do mundo
Animação | 2015 | Bahia | 12 min
Direção: Jamile Coelho e Cintia Maria

Um avô narra à sua neta a história da criação do mundo e dos seres humanos, segundo a mitologia iorubá. Tal como um velho contador, ele apresenta a jornada dos orixás e os conflitos deste episódio de nascimento, no qual homens e mulheres são moldados a partir do barro.

Utilizando diferentes técnicas de animação, e com olhar feminino, as jovens diretoras celebram a importância da cultura afro-brasileira como espaço de preservação da memória e de respeito aos mais velhos e à natureza. Participação de Carlinhos Brown.

Fotografia colorida da animação. Desenho de um homem negro com uma coroa de prata na cabeça e contas sobre o rosto e roupa toda branca e prateada e pulseira prateada segurando uma peça de barro.
Òrun Àiyé – a criação do mundo (imagem: frame do filme)

2. Pátio
Experimental | 1959 | Bahia | 13 min
Direção: Glauber Rocha

Filme de estreia de Glauber Rocha, o curta Pátio é um ensaio visual com a participação do diretor e de Helena Ignez, sua mulher na época. Sobre um terraço de azulejos preto e branco, como um tabuleiro de xadrez, o casal desenvolve uma coreografia.

Mulher branca, de cabelos curtos e lisos, está deitada no chão, de olhos fechados. Ela usa uma camiseta escura.
Helena Ignez em cena de "Pátio" (imagem: divulgação)

3. Barravento
Drama | 1961 | Bahia | 81 min
Direção: Glauber Rocha

O primeiro longa-metragem de Glauber Rocha conta a história do malandro Firmino, que, depois de morar na capital, volta para a vila de pescadores onde nasceu. Nela, vivem seus antepassados, que cultuam há séculos o candomblé. Crítico de seu misticismo, Firmino quer politizá-los. Para isso, desafia um dos mais queridos líderes da comunidade, Aruã, protegido de Iemanjá.

Foto preto e branca mostra mulher grávida de lado, quase de costas, olhando pro mar. Ela tem os cabelos escuros, na altura dos ombros, e usa vestido claro.
"Barravento" é o primeiro longa-metragem de Glauber Rocha (imagem: divulgação)

4. Wai’á Rini, o poder do sonho
Documentário | 2001 | Pernambuco | 48 min
Direção: Divino Tserewahú

Dentro das cerimônias de iniciação do povo Xavante, a festa do Wai’á introduz o jovem na vida espiritual. A partir do diálogo com seu pai, um dos líderes do Wai’á, o diretor revela as características desse ritual secreto, essencialmente masculino, no qual os jovens indígenas passam por provações e perigos. A direção é de Divino Tserewahú, formado pelo Vídeo nas Aldeias e uma referência para o audiovisual indígena.

Vários homens indígenas estão em ambiente aberto, todos sem camisa e com shorts vermelhos.
"Wai’á Rini, o poder do sonho" mostra as cerimônias de iniciação espiritual do povo Xavante (imagem: divulgação)

5. A noite amarela
Terror | 2019 | Paraíba | 100 min
Direção: Ramon Porto Mota

Único filme de terror na lista. Para celebrar o fim do ensino médio, um grupo de adolescentes viaja para uma casa de praia numa pequena ilha do Nordeste. O clima de festa vai aos poucos se desfazendo para dar lugar a uma estranha sensação de que algo sobrenatural e ameaçador paira no ar.

Duas adolescentes estão sentadas em um terreno baldio. As duas estão de biqúni, abraçadas às pernas. Uma delas tem os cabelos compridos e a outra tem os cabelos curtos.
"A noite amarela" conta a história de um grupo de adolescentes que viaja para uma casa de praia numa pequena ilha do Nordeste para celebrar o fim do ensino médio (imagem: divulgação)
Compartilhe