Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cinco livros publicados com apoio do Rumos

Pensando na vasta lista de projetos selecionados nas edições mais recentes do Rumos Itaú Cultural, preparamos uma relação com cinco obras que foram escritas e publicadas a partir de 2013. As HQs, sempre presentes, terão uma lista própria

Publicado em 23/11/2018

Atualizado às 16:23 de 18/09/2019

Pensando na vasta lista de projetos selecionados nas edições mais recentes do Rumos Itaú Cultural, preparamos uma relação com cinco obras que foram escritas e publicadas a partir de 2013. As HQs, sempre presentes, terão uma lista própria.

Confira!


Cegueira e Rabeca: Instrumentos de uma Poética
de Jorge Linemburg Junior
Rumos 2015-2016

A obra trata do universo poético-musical de cegos que tocam rabeca. Para sua construção, o autor contou com cinco personagens: Aderaldo, Sinfrônio, Ferreirinha, Oliveira e Zé Oliveira. A narrativa foi construída a partir de visitas a arquivos, bibliotecas e museus do Ceará, do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de entrevistas com pesquisadores, músicos e pessoas que tiveram contato com os rabequeiros.


A Sereia da Contorno e Outras Histórias
de Constança Maria de Oliveira Guimarães
Rumos 2015-2016

Inicialmente batizada de Lotação Máxima: 39 Histórias de Coletivos, a obra A Sereia da Contorno e Outras Histórias, título alusivo à avenida que circunda a região central da capital mineira, mistura ficção a histórias que a autora ouviu em inúmeras linhas de ônibus. Constança criou contos que voltaram para o cenário onde começaram a nascer, já que o livro foi distribuído, inicialmente, em garagens aos profissionais dos coletivos.


Aunakĩ Kuwamutü – Kuwamutü que Criou o Mundo e Outras Histórias do Povo Mehinaku 
de Constança Maria de Oliveira Guimarães
Rumos 2015-2016

Resultado do projeto Histórias da Tradição, a obra é parte de uma proposta para a preservação da cultura indígena por meio da transcrição de histórias tradicionalmente contadas de pais para filhos. O livro foi desenvolvido ao longo de dez meses, em parceria com a aldeia Uyaipiuku, do povo Mehinaku, nas margens do Rio Kurisevo, formador do Xingu. Onze histórias compõem a obra literária, organizada pela jornalista Angela Pappiani e pela cientista social Inimá P. Lacerda.


O que É Dança Contemporânea?: uma Aprendizagem e um Livro de Prazeres
de Thereza Rocha
Rumos 2013-2014

Com o objetivo de facilitar o acesso ao universo da dança contemporânea, a pesquisadora, diretora de espetáculos e dramaturgista de processos de criação Thereza Rocha escreveu O que É Dança Contemporânea?: uma Aprendizagem e um Livro de Prazeres. Sem um começo ou um fim, a obra conta com diversos textos independentes, intermeados com QR Codes que conduzem a outros escritos da autora, e reflete sobre a relação entre a dança e o pensamento – sempre se remodelando.


O Século de Camus – Novos Escritos de Lucia Miguel Pereira
de Luciana Viégas
Rumos 2013-2014

Organizada e idealizada pela professora e pesquisadora Luciana Viégas, a publicação traz textos novos de Lucia Miguel Pereira, escritora, crítica literária e biógrafa de Machado de Assis, e preenche uma lacuna importante de sua obra até então desconhecida ao mostrar que ela era uma intelectual militante e não se furtava a opinar sobre os principais acontecimentos de seu tempo. Esses novos escritos se referem ao período de 1947 a 1955. Grande parte dos textos são contribuições de Lucia na imprensa carioca, especialmente artigos publicados no Correio da Manhã.

Compartilhe