Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cinema de Bordas 2013

Quinta edição da mostra terá 28 filmes e 1 série, todos feitos com baixo orçamento

Publicado em 31/05/2013

Atualizado às 20:41 de 02/08/2018

A mostra Cinema de Bordas, que acontece de 20 a 23 de junho, no Itaú Cultural, continua em sua quinta edição a ter como grandes estrelas filmes feitos com baixo (alguns com baixíssimo) orçamento e que misturam gêneros como o horror, o melodrama, o policial e o faroeste.

Com curadoria de Bernadette Lyra, Gelson Santana e Laura Cánepa, a programação contará com 28 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, produzidos nos variados cantos do Brasil.

A novidade de 2013 é que, pela primeira vez, a mostra apresenta um seriado, Tropa Zumbite, do carioca Michel Anthony Klafke, cujos episódios serão exibidos ao longo dos quatro dias de programação.

A já tradicional oficina de cinema de bordas volta à programação, novamente ministrada pelos cineastas Joel Caetano e Mariana Zani. Os 20 inscritos recebem instruções sobre todas as etapas de realização de um filme com baixo orçamento: roteiro, pré-produção, captação de imagens e finalização. O filme produzido pelos participantes dos encontros será exibido no encerramento do evento.

A partir do dia 6 de junho, confira o site do evento atualizado.

Programação

Confira os filmes que serão exibidos em cada programa. Sinopses e fichas técnicas disponíveis na aba Programação.

quinta 20

18h programa 1: Tropa Zumbite – a Dengue Zumbi, Contágio, Lambari, Capitão Márvel 2 – a Maldição de Adão Negro e Linguinha, the Killer

20h programa 2: O Beijo na Morte e Nervo Craniano Zero

sexta 21

18h programa 3: Tropa Zumbite 2 – Horror no Miguel Couto, A Coveira das Almas, Kinólatras e O Ninja do Gueto contra o Coronel Mané

20h programa 4: Black Power Jones, Desalmados: um Filme de Humor Negro Romântico e Loreno contra o Espantalho Assassino

sábado 22

16h programa 5: Na Sombra do Colt

18h programa 6: Tropa Zumbite 3 – Fuga de Copacabana, Zazá: o Artista, o Mito e Roquí Son contra o Extermínio Ambiental

20h programa 7: O Sacrifício de Julia Fake e Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado – Parte 2

domingo 23

16h programa 8: Tropa Zumbite 4 – a Última Cagada, Um de Nós Morre Hoje, Dizem que os Cães Veem Coisas, Tatúrula, a História de Lia e A Testemunha

18h programa 9: Expresso Terminal, Encosto e Zombio 2 – Chimarrão Zombies

Curadores

Bernadette Lyra é escritora e pesquisadora de cinema. Graduada em letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é mestra em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em cinema pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Autora de livros e artigos sobre cinema e audiovisual, é professora do mestrado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Gelson Santana é graduado em comunicação social/cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre e doutor em ciências da comunicação pela USP. Autor de artigos científicos, resenhas e capítulos de livros sobre cinema e audiovisual, é professor do mestrado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.

Laura Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. Mestra em ciências da comunicação pela USP e doutora em multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora do mestrado em comunicação na Universidade Anhembi Morumbi e pós-doutoranda no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Demais membros do grupo independente de pesquisa: Alfredo Luiz Suppia, Lúcio dos Reis Piedade, Rogério Ferraraz, Rosana Lima Soares e Zuleika de Paula Bueno.

 

Cinema de Bordas [quinta edição]
quinta 20 a domingo 23 junho 2013
quinta e sexta 18h e 20h
sábado 16h, 18h e 20h
domingo 16h e 18h
Sala Itaú Cultural – 202 lugares

Entrada franca – ingressos distribuídos 30 minutos antes do início do evento

[classificações indicativas variadas, conferir na aba Programação]

 

Oficina
quinta 20 a sábado 22
quinta e sexta das 14h às 18h
sábado das 14h às 20h

20 vagas

[inscrições a partir do dia 6 de junho pelos fones 11 2168 1876/1779, de terça a sexta, das 10h às 18h]

[indicado para maiores de 18 anos, principalmente estudantes de cinema e rádio e TV e iniciantes]

[confira a programação completa na aba Programação]

 

Compartilhe