Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cinema e Censura

O conteúdo do curso aborda a censura no cinema não só durante a ditadura militar no Brasil, mas também no início do século

Publicado em 08/03/2016

Atualizado às 15:55 de 18/06/2021

Libras

Nos dias 11, 12 e 13 de abril o professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) Eduardo Morettin ministrará o curso gratuito Cinema e Censura no Itaú Cultural. Serão três aulas de três horas cada uma, sempre das 19h às 22h, na Sala Multiúso, no piso 2. É necessário realizar inscrição prévia por telefone ou, em caso de deficientes auditivos, por e-mail. As aulas terão interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O conteúdo do curso aborda a censura no cinema não só durante o período da ditadura militar no Brasil, mas também no início do século. Eduardo traz exemplos de casos específicos da produção nacional – como o filme Rio 40º, de Nelson Pereira dos Santos – e internacional, como O Grande Ditador e Laranja Mecânica, que, apesar de estarem inseridos em diferentes contextos, também foram alvo de censura.

Eduardo Morettin é professor de história do audiovisual na ECA/USP e pesquisador. Autor do livro Humberto Mauro, Cinema, História, participou da série de depoimentos realizados para a Ocupação Person – confira o vídeo aqui.

Cinema e Censura
com Eduardo Morettin
segunda 11 de abril a quarta 13 de abril de 2016
19h às 22h
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (40 vagas) – para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo telefone (11) 2168 1876, de 15 a 30 de março; de terça a sexta, das 9h às 20h

Como exceção, deficientes auditivos podem realizar a inscrição via e-mail, enviando nome completo e uma carta de intenção com até 20 linhas para atendimento@itaucultural.org.br, com o assunto: [Inscrição Curso Cinema e Censura].

A divulgação dos selecionados será feita em 7 de abril de 2016.

Classificação indicativa: 14 anos

Compartilhe