Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Claudia Jaguaribe: EntreVistas

Fotografias, fotoesculturas e projeções exploram os modos de ver São Paulo e as maneiras pelas quais a cidade é construída e vivida

Publicado em 19/11/2014

Atualizado às 21:02 de 02/08/2018

São Paulo por cima e por dentro: ver a cidade a partir do panorama imenso e ver a cidade a partir dos seus microuniversos. A fotógrafa Claudia Jaguaribe traz ao Itaú Cultural, em São Paulo, de 6 de dezembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, EntreVistas – um conjunto de obras que exploram os modos de ver, construir e viver a urbe. A curadoria é de Agnaldo Farias.

A abertura ocorre no dia 6 de dezembro, às 12h, e conta com o lançamento do livro EntreVistas – com parte do material da mostra.

A exposição é resultado de quatro anos de investigação, que resultaram em uma instalação com três elementos. No centro da sala, um conjunto de fotoesculturas, objetos que reconstroem formas urbanas e trazem fotos (detalhes dos edifícios de São Paulo) impressas na sua superfície – sobre elas são feitas projeções em videomapping que reconfiguram as imagens estáticas. Nas paredes são dispostos dois murais, um com fotografias panorâmicas aéreas e outro do interior de residências.

As fotografias expostas foram produzidas no decorrer de duas publicações feitas por Claudia: Sobre São Paulo (2013), com fotos feitas em quatro sobrevoos e dez subidas a coberturas de prédios; e EntreVistas, para a qual ela visitou 60 casas da cidade. Se em Sobre São Paulo o objetivo era “transmitir a sensação de imensidão e complexidade”, EntreVistas contrapõe à “colossal massa da cidade construída” uma “dimensão mais íntima”.

No espaço expositivo estará disponível um iBook que reúne material de ambos os livros e conteúdo inédito, como depoimentos dos moradores das casas.

Assista na aba Vídeos a uma entrevista em que a artista fala sobre a exposição e seu processo criativo.

Claudia Jaguaribe: EntreVistas
sábado 6 de dezembro de 2014 a domingo 11 de janeiro de 2015
terça a sexta, das 9h às 20h
sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
classificação indicativa: livre para todos os públicos

Abertura e lançamento de EntreVistas
sábado 6 de dezembro de 2014
às 12h

Entrada franca

Compartilhe