Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira em Belém

Seleção de obras pertencentes ao Acervo Banco Itaú chega ao Pará

Publicado em 25/09/2013

Atualizado às 20:27 de 02/08/2018

Depois de passar por São Paulo e Belo Horizonte em 2013, a Coleção Itaú de Fotografia Brasileira encontra-se no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, de 12 de outubro a 15 de dezembro. A mostra é apresentada pelo Itaú Unibanco, pelo Itaú Cultural e pelo Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e tem curadoria de Eder Chiodetto.

A Coleção Itaú de Fotografia Brasileira tem obras pertencentes ao Acervo Banco Itaú, criado há quase um século e que hoje conta com mais de 12 mil itens, entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, instalações e peças das coleções Itaú Numismática e Brasiliana Itaú. Esse importante conjunto, gerenciado pelo Itaú Cultural, cobre toda a história da arte brasileira, com peças referenciais de cada movimento e estilo.

Em 2012, a mostra passou por Paris e pelo Rio de Janeiro. Para a exposição em Belém, o curador Eder Chiodetto decidiu fazer uma seleção de obras que reforçam o experimentalismo dos autores que expandiram a representação da fotografia pelo território nacional (artistas de Belém foram peças-chave para que isso acontecesse).

Em busca de um novo recorte, a Coleção Itaú de Fotografia Brasileira em Belém aborda a fotografia modernista experimental, principalmente entre os anos 1940 e 1960. “A curadoria manteve uma montagem que visa desacomodar as obras da sua cronologia para estabelecer, assim, um espelhamento lúdico no qual se evidenciam relações formais, mas, sobretudo, uma atitude libertária diante da representação fotográfica entre os dois períodos abordados”, afirma Chiodetto.

 

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira em Belém
sábado 12 de outubro a domingo 15 de dezembro de 2013
terça a sexta, das 10h às 18h
sábado, domingo e feriado, das 10h às 14h
ingresso: R$2  (entrada franca para crianças de até 7 anos, adultos a partir dos 60 e portadores de necessidades)

[livre para todos os públicos] L

Compartilhe