Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira

Panorama dos últimos 60 anos da fotografia experimental brasileira é tema de exposição

Publicado em 25/03/2013

Atualizado às 18:09 de 07/08/2018

A mostra Coleção Itaú de Fotografia Brasileira apresenta, de 6 de abril e 19 de maio, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, um panorama da fotografia brasileira dos últimos 60 anos, com foco no seu lado mais experimental. Paisagem urbana, ditadura, realismo e surrealismo − assim como a expansão da linguagem, por exemplo em direção ao vídeo, à pintura, à escultura e à gravura − são recortes em destaque na exposição, que tenta sempre criar um diálogo entre as obras.

A curadoria é do jornalista, fotógrafo e mestre em comunicação e artes Eder Chiodetto. De acordo com ele, a mostra procura traçar o desenvolvimento dessa arte no Brasil, ressaltando pontos de ligação entre artistas modernos e contemporâneos. A história do país transparece como o contexto sobre o qual trabalham os fotógrafos. Assim, a seleção pontua o período pré-ditadura, com Geraldo de Barros, José Yalenti, German Lorca, José Oiticica Filho, Thomas Farkas; o durante, com Boris Kossoy e Carlos Zilio; e o pós, com Miguel Rio Branco, Mario Cravo Neto e Claudia Andujar − entre outros artistas.

Além disso, diz Chiodetto, "optou-se por desacomodar as obras da cronologia para evidenciar suas relações formais, assim como a atitude libertária diante da representação fotográfica nos períodos abordados. Uma maneira de salientar que a evolução de uma linguagem não se dá, necessariamente, de forma linear, mas em vertiginosas espirais desenhadas pelo tempo e pela cultura" (leia aqui o texto completo do curador).

Veja também, na aba Vídeos, a entrevista de Thomas Farkas, para o Jogo de Ideias, e a de Claudia Andujar para o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira
domingo 7 de abril a domingo 19 de maio
terça a domingo das 11h às 20h

Entrada franca

Compartilhe