Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Com destaque no Brasil e no exterior, o cinema de Juliana Rojas vem ao Itaú Cultural

Ciclo de exibições traz nas terças de junho três longas e três curtas. No dia 25, acontece também uma entrevista com a roteirista e diretora

Publicado em 21/05/2019

Atualizado às 16:20 de 14/06/2019

Neste mês, o Itaú Cultural exibe parte da obra da cineasta brasileira Juliana Rojas. Nos dias 4, 11 e 18, respectivamente, são exibidos os longas-metragens As Boas Maneiras (2017), Sinfonia da Necrópole (2016) e Trabalhar Cansa (2011). No dia 25, é apresentada uma sessão com três curtas-metragens: Para Eu Dormir Tranquilo (2011), O Duplo (2012) e A Passagem do Cometa (2017). Após essa última exibição, ocorre uma entrevista com a diretora feita pela jornalista Luisa Pécora, criadora do site Mulher no Cinema.

Juliana Rojas é roteirista, diretora e montadora, formada em cinema pela Universidade de São Paulo (USP). Seu trabalho tem sido bem apreciado pela crítica especializada. Dos filmes exibidos aqui no instituto, As Boas Maneiras recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, em 2017; Sinfonia da Necrópole, o prêmio do júri de Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado em 2014; e Trabalhar Cansa, a seleção para a mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, em 2011.

Quanto aos curtas, Para Eu Dormir Tranquilo ganhou os prêmios Cachaça Cinema Clube e CTAv, do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (a sigla representa o Centro Técnico Audiovisual), em 2011; O Duplo, os prêmios da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, do Canal Brasil no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Kinoforum) e o CTAv – os três em 2012; por fim, A Passagem do Cometa recebeu o destaque 10+ do público no Kinoforum e o prêmio de Melhor Roteiro no Festival Kinoarte de Cinema.

Terças de Cinema – o Cinema Fantástico de Juliana Rojas
terças 4, 11, 18 e 25 de junho de 2019
às 19h
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 189 lugares

terça 4 de junho
As Boas Maneiras (2017)

codirigido com Marco Dutra
135 min, 14 anos

Clara, enfermeira solitária da periferia de São Paulo, é contratada pela rica e misteriosa Ana como babá de seu futuro filho. Uma noite de lua cheia muda para sempre a vida das duas mulheres.

terça 11 de junho
Sinfonia da Necrópole (2016)

94 min, 12 anos

Em São Paulo, a rotina do aprendiz de coveiro Deodato muda quando uma nova funcionária chega ao cemitério. Juntos, eles devem fazer o recadastramento dos túmulos abandonados, mas estranhos eventos levam o aprendiz a questionar as implicações de mexer com os mortos.

terça 18 de junho
Trabalhar Cansa (2011)

codirigido com Marco Dutra
99 min, 12 anos

A jovem dona de casa Helena resolve realizar um desejo antigo e abrir seu primeiro empreendimento: um minimercado. Ela contrata a empregada doméstica Paula para tomar conta das tarefas do lar e de Vanessa, sua filha. Quando seu marido, Otávio, perde o emprego como gerente em uma grande corporação, as relações pessoais e de trabalho entre os três personagens sofrem uma inversão inesperada, ao mesmo tempo que ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena.

terça 25 de junho
Curtas (total: 61 min, 16 anos)

exibição seguida de conversa com Juliana Rojas

Pra Eu Dormir Tranquilo (2011)
16 min, livre

Luís é um garoto de 8 anos. Dora, sua babá, faleceu há poucas semanas. Quando Dora reaparece escondida no armário, Luís precisa realizar grandes esforços para saciar a fome dela.

O Duplo (2012)
25 min, 16 anos

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e a alterar sua personalidade.

A Passagem do Cometa (2017)
20 min, 12 anos

Em 1986, na sala de espera de uma clínica de abortos, a recepcionista, uma paciente e uma acompanhante aguardam a passagem do cometa Halley, enquanto a médica enfrenta dificuldades com um dos procedimentos.

Compartilhe