Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Companhia de Dança Contemporânea Jean Abreu Dance

Auditório é palco da estreia do espetáculo A Thread  

Publicado em 31/03/2016

Atualizado às 10:22 de 03/08/2018

A companhia inglesa de dança contemporânea Jean Abreu Dance sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para a estreia do espetáculo A Thread, novo trabalho do coreógrafo e diretor artístico brasileiro Jean Abreu, em colaboração com a escultora e artista plástica brasileira Elisa Bracher. A obra de Elisa, focada nos pesos que carregamos na vida e na eterna busca por nosso centro de equilíbrio, é a inspiração para A Thread. O título, que se traduz como “um fio”, mostra a continuidade dessa busca – pelo equilíbrio do espaço, dos objetos, do corpo e da vida.

No palco, cinco bailarinos estrangeiros (da China, da Inglaterra, da Irlanda e de Portugal) mostram o peso da escultura em contraponto à leveza da dança, em um jogo contínuo de construção, desconstrução e reconstrução, utilizando materiais propostos por Elisa – como pesos, cabos de aço e uma esfera. “A ideia é que isso gere uma pergunta. Fio de quê?”, explica Jean. “A coisa do equilíbrio é tão sensível que você não sabe de onde está vindo. Daí o nome do espetáculo [...] Essa busca dos bailarinos sobre como eles vão se coordenar, se conectar [...] O que me inspirou em desenvolver o trabalho foi isto – o contraste entre abstrato e poético, a busca universal pelo equilíbrio.”

Foi durante uma passagem pelo Brasil que o maranhense radicado em Londres conheceu a obra da artista plástica e, inspirado nela, começou a pensar o espetáculo. “Eu vi o trabalho da Elisa – a instalação Ponto Final sem Pausa – no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro [MAM/RJ] em 2011”, conta Jean. “Pelo que ela me falou depois, eles praticamente pararam o museu para fazer aquilo. Isso me deixou muito curioso. Eu quis saber quem era a pessoa que tinha feito aquele trabalho.”

A partir de então, foram quase dois anos de conversas entre ambos (muitas delas por Skype), encontros no Brasil e na Inglaterra, troca de mensagens e envio de material por correio, até que em 2014 A Thread começou a ganhar forma. “Tudo isso demorou quatro anos. É quase um casamento”, relembra Jean. “O processo em si e o resultado dele falam também dessa luta em tentar achar a melhor maneira de se combinar, do equilíbrio.”

Ainda segundo o coreógrafo, todo o processo do espetáculo foi planejado para acontecer em três etapas. Na primeira, de concepção, ele viajou para a China, no início de 2014, para realizar uma pesquisa de conceito de movimentos com bailarinos em Pequim. Nesse mesmo ano, quando Jean retornou à Inglaterra, ele e Elisa (nem sempre de forma presencial) passaram a cuidar do desenvolvimento do espetáculo. Agora, chegam à terceira e última parte do projeto: a estreia no Brasil.

A Thread não é o primeiro espetáculo de Jean Abreu que mescla dança e artes plásticas. Como bailarino, realizou uma turnê solo na Inglaterra em 2013, com a montagem Blood [Sangue], que levava ao palco 25 projeções de obras da dupla de artistas britânicos Gilbert & George (Gilbert Prousch e George Passmore). Durante a apresentação, Jean interagia com os trabalhos, que causavam a impressão de que ele estava navegando dentro dos fluidos do próprio corpo.

O coreógrafo conta que sua relação com a dança despertou quando ele tinha 17 anos de idade. O até então vestibulando de medicina, residindo em Belém na ocasião, viajou para o Rio de Janeiro para participar, durante um mês, de aulas de dança de salão com Carlinhos de Jesus. “Eu não quis saber de mais nada depois disso”, conta. Em 1996, após ganhar uma bolsa de estudos de uma universidade na Inglaterra, estabeleceu-se naquele país e, em 2009, fundou a Jean Abreu Dance. De lá para cá, levou suas coreografias para diversos palcos europeus.

Assim que desembarcarem aqui, Jean Abreu e os bailarinos vão passar alguns dias no estúdio de Elisa Bracher para afinar os últimos detalhes de A Thread. Ele diz que “no Auditório será mesmo a primeira vez que nós vamos ver juntos o espetáculo. É muita pressão! Eu espero que ela goste”. Depois dessas apresentações, A Thread seguirá para a Inglaterra, e Jean conta ainda que a ideia é levar a montagem para a China. “O trabalho dela [Elisa] dialoga muito com a arquitetura, com cada lugar [...] Então, para mim e para os bailarinos, é como se fosse sempre um novo espetáculo”, conclui.

Companhia de Dança Contemporânea Jean Abreu Dance
em A Thread
sexta 15 e sábado 16 de abril de 2016
às 21h
[duração aproximada: 60 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe