Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Complexo Sul 2020: veja programação com mesas e espetáculos de cênicas

A programação deste ano acontece toda on-line e com reserva antecipada de ingressos

Publicado em 21/10/2020

Atualizado às 17:08 de 25/10/2021

Libras

O Itaú Cultural (IC) sedia a segunda edição do Complexo Sul, plataforma de intercâmbio para profissionais de artes cênicas que visa ao desenvolvimento do trabalho criativo da encenação, da dramaturgia e do pensamento crítico. A programação deste ano acontece toda on-line, através da plataforma Sympla/Zoom e com reserva antecipada de ingressos.

Elaborado pelo coletivo carioca Complexo Duplo e pela revista Questão de Crítica, em parceria com o Goethe-Institut Rio de Janeiro, o Complexo Sul foi lançado em 2018, em diálogo com três projetos existentes em cidades latino-americanas: Movimiento Sur, dedicado à dança contemporânea e que acontece em Valparaíso e Santiago, no Chile; Experimenta/Sur, realizado em Bogotá, na Colômbia, e que investiga a criação teatral ligada a outras artes; e Panorama Sur, que se dá em Buenos Aires, na Argentina, e também em outras cidades latino-americanas, e é voltado para a escrita dramatúrgica. A criação da plataforma no Rio de Janeiro colocou o Brasil em um relevante circuito de iniciativas latino-americanas, voltando-se para o continente do qual faz parte.

>> Confira as atrações do Palco Virtual

A programação, idealizada por Felipe Vidal, Daniele Avila Small e Paulo Mattos, é dividida em mesas de debate e espetáculos. O ciclo de encontros será dedicado à investigação da linguagem da palestra-performance como interseção entre a criação artística e o pensamento crítico. Já na mostra de espetáculos, três artistas e/ou grupos foram convidados a criar palestras-performance para estreia on-line. As apresentações também são seguidas de debate.

Os convidados são representantes das plataformas latino-americanas parceiras do Complexo Sul. As falas contam com tradução simultânea para o português em uma sala adjacente no Zoom.

Veja a programação completa e reserve o seu ingresso.

Complexo Sul
2 a 17 de novembro de 2020
on-line
– plataforma Sympla/Zoom

[classificação indicativa: 16 anos]

Atividade gratuita

mesas de debate
segundas 2, 9 e 16 de novembro
às 17h

espetáculos
terças 3, 10 e 17 de novembro
às 20h

Compartilhe