Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Conexões Itaú Cultural realizará mesa no Simelp

O Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp) acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, na Universidade de Salento, em...

Publicado em 25/09/2015

Atualizado às 20:57 de 02/08/2018

O Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (Simelp) acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, na Universidade de Salento, em Lecce (Itália), e o Conexões Itaú Cultural irá realizar uma mesa no dia 8. Em seguida ao debate os participantes poderão fazer perguntas aos convidados.

A proposta do encontro é congregar estudiosos da língua portuguesa de diversos países, visando discutir áreas da língua, da linguística, da literatura, da tradução e da cultura. No simpósio são reunidas universidades de todo o mundo, e entre as instituições que sediaram outras edições do evento estão a Universidade de São Paulo (Brasil, 2008), a Universidade de Évora (Portugal, 2009), a Universidade de Macau (China, 2011) e a Universidade Federal de Goiás (Brasil, 2013).

O prazo de inscrições antecipadas para o Simelp já está encerrado, mas ainda será possível se inscrever como ouvinte no próprio dia da abertura, com pagamento de uma taxa de 30 euros. A sala tem capacidade para mil espectadores e a língua oficial do evento será a portuguesa. 

Conferência Conexões Itaú Cultural no Simelp
quinta 8 de outubro de 2015
das 19h15 às 21h
Sala Tiziano – Grand Hotel Tiziano (Viale Porta d’Europa) – Itália
com Luiz Ruffato, Marcelino Freire e João Cezar de Castro Rocha mediação Giulia Lanciani 

Convidados 

João Cezar de Castro Rocha é professor de literatura comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic, 2016-2017) e consultor do Conexões Itaú Cultural. Escreveu oito livros, entre eles Machado de Assis: por uma Poética da Emulação (Prêmio de Ensaio da Academia Brasileira de Letras); ¿Culturas Shakespearianas? Teoría Mimética y América Latina; Cultures Latino-Américaines et Poétique de l’Émulation: Littérature des Faubourgs du Monde?; e Literatura e Cordialidade (Prêmio Mário de Andrade, Biblioteca Nacional). 

Conexões (2008). Mapeamento da literatura brasileira no exterior - João Cezar de Castro Rocha

Luiz Ruffato é autor de Eles Eram Muitos Cavalos, Estive em Lisboa e Lembrei de Você e Flores Artificiais, entre outras publicações. Seus livros foram publicados na Itália, na França, em Portugal, na Alemanha, na Finlândia, na Argentina, na Colômbia, no México, em Cuba e nos Estados Unidos. Foi escritor-residente na Universidade de Berkeley (EUA) e é colunista semanal do jornal El País – Brasil.

LuizRuffato_TadeuVilani_encontros_de_interrogacao_3

Marcelino Freire é autor dos livros de contos Angu de Sangue e Contos Negreiros (vencedor do Prêmio Jabuti) e do romance Nossos Ossos. Em 2004, idealizou e organizou a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. É o criador da Balada Literária e, com o projeto Quebras, ao lado do jornalista Jorge Filholini, mapeia novos autores em capitais brasileiras fora do eixo centro-sul.

Rumos 2013-2014, Marcelino Freire, Balada Literária 2012

[soundcloud]https://soundcloud.com/itaucultural/encontros-marcelinofreire-2013[/soundcloud]

Compartilhe