Foram divulgadas as obras vencedoras da edição 2019 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. O anúncio ocorreu no dia 5 de dezembro, em cerimônia aberta ao público na sede do Itaú Cultural, em São Paulo.

Os trabalhos selecionados foram:

1º lugar
Luanda, Lisboa, Paraíso
, de Djaimilia Pereira de Almeida

2º lugar
Eliete
, de Dulce Maria Cardoso

3º lugar
Sorte
, de Nara Vidal

O Oceanos não separa os livros concorrentes de acordo com o gênero em que se inserem. As três obras vencedoras, no entanto, são romances.

Criado em 2015 e focado na produção literária de todos os países lusófonos, o prêmio foi pela primeira vez oferecido, nesta edição de 2019, exclusivamente a mulheres. Djaimilia Pereira de Almeida e Dulce Maria Cardoso são de Portugal (a primeira, nascida em Angola), Nara Vidal é brasileira.

Clique aqui para saber mais sobre as autoras, as obras e o prêmio.

Veja também

Adriana Lunardi – Escritores-Leitores

Adriana Lunardi fala de como seu livro preferido na infância é capaz de influenciá-la até hoje como autora e revela o processo de criação dos seus contos

Cíntia Moscovich – Escritores-Leitores

Contista, romancista e cronista, a gaúcha Cíntia Moscovich comenta o cinismo e a picardia de Isaac Bashevis Singer e o humor do personagem Alexander Portnoy, de Philip Roth, ambos referência para sua literatura