Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Por Aí: Atividades on-line do Museu do Oratório e do Museu de Sant’Ana

Oficinais, animações em vídeo e publicações digitais fazem parte das agendas virtuais das instituições

Publicado em 02/11/2020

Atualizado às 16:14 de 03/11/2020

O Museu do Oratório, localizado em Ouro Preto (MG), e o Museu de Sant’Ana, em Tiradentes (MG) – ambos criados e geridos pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG) –, seguem fechados para o público. No entanto, suas agendas on-line estão repletas de atividades: para produzir, ler e ver.

Confira abaixo o que os museus prepararam para o público.

Museu do Oratório

Oficina de oratórios e de cruzes
As oficinas foram disponibilizadas gratuitamente no YouTube. As videoaulas integram o ciclo de oficinas virtuais A Festa do Sagrado na Religiosidade Popular; a ação é do Projeto de Valorização das Manifestações Culturais, desenvolvido pelo museu com o objetivo de preservar e disseminar os saberes e fazeres tradicionais.

Os modos de confeccionar determinadas peças são saberes repassados de geração em geração que acompanham os calendários festivos e se utilizam de materiais (papéis decorativos, fibras e pigmentos naturais, latão etc.) e técnicas (recorte, pintura manual e colagens diversas) para composição de elementos artísticos.

O objetivo do ciclo de oficinas virtuais é a valorização desses saberes através do processo de capacitação de novos agentes que colaborarão para a transmissão dos conhecimentos e para a manutenção das tradições culturais.

Desenhos para colorir
É possível fazer o download de um arquivo com diversos desenhos de peças do acervo do Museu do Oratório para colorir neste link.

Animação A Casa de Guardar Histórias
O livro A Casa de Guardar Histórias, publicado pelo Museu do Oratório em 2001, conta com textos de Zélia Abreu e ilustrações de Santa. Em 2020, o livro se transformou em uma animação, com narração de Angela Gutierrez.

Uma história, a de Julita e seu oratório, está disponível no IGTV e nos destaques de stories do museu. Acesse aqui: parte 1, parte 2 e parte 3.

Publicações disponíveis para download
As publicações produzidas pelo ICFG/Museu do Oratório estão disponíveis para download gratuito no próprio site do ICFG. Basta clicar neste link para acessar publicações que abordam patrimônio cultural e os acervos do museu.

Museu de Sant'Ana

Oficina de cruzes
As oficinas foram disponibilizadas gratuitamente no YouTube do museu.

Desenhos para colorir
É possível fazer o download de um arquivo com diversos desenhos de peças do acervo do Museu do Oratório para colorir neste link.

Registros audiovisuais das exposições Santos Homens e Santas Mulheres

Os Santos Homens  os Combatentes da Fé é um registro audiovisual da exposição realizada em 2016 – primeira mostra temporária com peças do acervo do ICFG no espaço do Museu de Sant’Ana.

A exposição reuniu 30 imagens, de artistas populares e eruditos, de homens reconhecidos como santos por sua trajetória e conduta, dignas de eterna devoção.

Alguns mestres da imaginária sacra brasileira estão reunidos na mostra: Aleijadinho, Mestre de Piranga, Francisco Xavier de Brito, Francisco Vieira Servas e Francisco das Chagas.

As Santas Mulheres  as Heroínas da Fé é um registro audiovisual da exposição realizada em 2017 em comemoração dos três anos de abertura do Museu de Sant’Ana.

A mostra reuniu imagens brasileiras, datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX, de artistas populares e eruditos que contribuíram para a arte sacra brasileira, como Aleijadinho, Mestre de Piranga, Frei Agostinho de Jesus e Francisco Vieira Servas. 

Maria foi representada em alguns dos seus títulos devocionais, além dela, diversas santas mulheres estiveram expostas formando um conjunto de imagens que retratam a força da figura feminina.

Publicações disponíveis para download
As publicações produzidas pelo ICFG/Museu do Oratório estão disponíveis para download gratuito no próprio site do ICFG. Basta clicar neste link para acessar publicações que abordam patrimônio cultural e os acervos do museu.

A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Compartilhe