Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

CORALUSP Tendal

Grupo mostra arranjos vocais de canções brasileiras e norte-americanas das décadas de 1950 e 1960

Publicado em 23/10/2015

Atualizado às 10:17 de 03/08/2018

O CORALUSP Tendal se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera, onde mostra arranjos vocais de canções brasileiras e norte-americanas das décadas de 1950 e 1960. Sob regência do maestro Mauro Aulicino, o grupo será acompanhado pelos músicos Ruy Weber (violão de sete cordas), Vitor Cabral (bateria), Zé Weber (contrabaixo acústico) e Silvana Campioni (piano).

Cinquenta cantores do coral interpretam repertório formado por composições como “Disseram que Eu Voltei Americanizada”, “Águas de Março”, “Waltz for Debby”, “Freddie Freeloader” e “Chiclete com Banana”. Segundo o maestro, o trabalho apresentado pelo grupo é, realmente, o do arranjo vocal. “Mostramos como músicas conhecidas foram arranjadas. É uma releitura, na verdade, de muitas delas”, conta.

Ainda de acordo com Aulicino, a escolha do repertório se deu pela valorização da música brasileira das décadas de 1950 e 1960, muitas vezes criticada por ter sido influenciada pelo jazz norte-americano. “Resolvi fazer, justamente, a mistura das músicas brasileiras da época com os temas de jazz tradicionais, mas com uma visão mais brasileira”, explica. “É meio como se eu mostrasse a influência da bossa nova na música americana – e não o contrário”, conclui.

Sobre o maestro Mauro Aulicino
Natural de São Paulo, iniciou os estudos de música com Edna Baldassi, Roberto Vergal, Pedro Cameron (violão) e Laura Abrão (harmonia). Posteriormente, estudou flauta transversal com Toninho Carrasqueira (ULM) e José Ananias (Escola Municipal de Música), participando da Orquestra Jovem do Estado. Graduou-se em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Foi professor de música na Escola Técnica Federal de São Paulo e de estruturação musical no Centro Universitário Assunção (Unifai). Desenvolveu atividades em oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado e Município e da Estação Especial da Lapa (alunos especiais) e lecionou harmonia, contraponto e composição no Celmu. Iniciou-se profissionalmente na regência, dirigindo o Coral da Faculdade de Odontologia da Unesp, sob orientação de Samuel Kerr. Ingressou no CORALUSP em 1998 e desde 2002 é regente do CORALUSP Tendal e do CORALUSP Dona Yá Yá.

Sobre o CORALUSP Tendal
Formado em 1998 pela regente Helena Maria Starzynski, na Estação Ciência, o antigo CORALSUSP Estação conta, desde 2002, com a regência do maestro Mauro Aulicino. O grupo se caracteriza por reunir cantores de várias regiões da cidade e de outros municípios. Funciona nas dependências do Espaço Cultural Tendal da Lapa, localizado na zona oeste de São Paulo. Apresentou os projetos Canções de Mar e Além Mar (2003), Poema a Quatro (2005), Humor Amor (2007), Canto (2008), O Berro da Chica (2009), João Sebastião Choro Canção (2010), Nega Música (2012) e Yes, Nós Temos Banana! (2013)

Coral USP
sexta 13 de novembro de 2015
às 21h
duração: 60 min (aproximadamente)
Gratuito. Entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera.
[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe