Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Quarta edição do Crítica em Movimento apresenta espetáculos e podcast especial

Para fomentar o diálogo entre públicos, criadores e críticos, a programação apresenta espetáculos, podcast e oito cadernos sobre o fazer crítico

Publicado em 24/03/2021

Atualizado às 15:13 de 21/07/2022

Libras

Em 2021, sob o impacto da pandemia, o Crítica em movimento, ciclo de debates voltados para as artes da cena, disponibiliza – e potencializa – todas as suas ações no on-line. Buscando fomentar o imprescindível diálogo entre públicos, criadores e críticos, a programação, em sua quarta edição, apresenta espetáculos, episódios de um podcast pensado para o momento e oito cadernos especiais sobre o fazer crítico.

Realizado anualmente desde 2017 pelo Itaú Cultural (IC), o seminário, sempre atento ao contexto em que se concretiza, propõe em sua mesa de abertura “um encontro mais expandido sobre a prática da crítica e suas implicações no conturbado mundo de hoje”.

A cocuradoria da programação é de Valmir Santos, jornalista, crítico e idealizador e editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena desde 2010. Saiba mais sobre os espetáculos na aba Programação e reserve o seu ingresso para as atividades.

Fortuna crítica

Com organização e coedição de Valmir, os oito cadernos do Crítica em movimento articulam 24 textos de diferentes autores, oriundos de diversos cantos do país e do mundo, que versam sobre o fazer crítico. São visões heterogêneas do que consiste esse fazer e de como ele se desdobra em criações em circo, dança e teatro, com variantes para intervenção e performance, tendo em vista o quanto as circunstâncias históricas, sociopolíticas e culturais envolvem praticantes e partícipes, artistas, pesquisadores e, claro, espectadores-leitores.

Assim, em 2021, o estímulo ao pensamento proposto pela programação contorna a impossibilidade do encontro presencial por meio da veiculação de conteúdos reflexivos em texto e em áudio. Os cadernos estarão disponíveis ao público a partir do mês de abril, sempre às quintas-feiras (dias 1, 8, 15 e 22), aqui.

Podcast

O diálogo intergeracional potencializa os cinco episódios do podcast Crítica em movimento, nascido a bordo da quarta edição especial do encontro, que valoriza a mediação do pensamento crítico de artistas e públicos nos campos do circo, da dança, do teatro, da performance e das intervenções urbanas.

Ouça todos os episódios do podcast a partir do dia 1° de abril aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

Crítica em movimento – programação com debate e espetáculos [com interpretação em Libras]
quinta 1 a domingo 4 de abril de 2021
às 20h
on-line – plataforma Zoom/Sympla
Palco virtual – 270 ingressos por atração
veja a programação detalhada

[classificação indicativa: 12 anos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [a partir do dia 24 de março, às 12h, até o horário de início das apresentações (ou até esgotar)]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Compartilhe