Cultura na Rede
publicado em:
27/06/2013 - 11:33
Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço
Praça Mauá, 5, Centro
Rio de Janeiro
Contatos e informações extras
(21) 2203 1235
Entre 2014 e 2016, o Brasil sediará os dois maiores eventos esportivos do planeta, Copa do Mundo e Olimpíada, e receberá pessoas de diversos países. Para pensar o papel da cultura, a relação dela com o esporte e o legado que as instituições culturais, junto à sociedade, desejam deixar para o país, o Itaú Cultural realiza o Cultura na Rede – que acontece entre os dias 27 e 28 de junho no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. O evento será apenas para convidados, mas terá transmitido ao vivo aqui no site do instituto.
Encontro internacional de instituições, movimentos, coletivos, imprensa e indivíduos que atuam com arte e cultura, o Cultura na Rede reunirá representantes das 12 cidades sedes da Copa, além de participantes de outros países – França, Inglaterra, Alemanha, África do Sul e Rússia.
Eduardo Saron, diretor do Instituto Itaú Cultural, destaca que “um dos principais objetivos do programa é gerar pensamentos e projetar conexões de trabalho, incentivando a construção de um legado social, cultural e imaterial para o Brasil”. O Cultura na Rede visa ainda elaborar uma agenda de ações culturais a ser apresentada à sociedade durante os eventos esportivos.
O Cultura na Rede conta com a participação de todos os convidados e, para isso, foram idealizadas atividades como painéis com apresentação de casos e debates, grupos de trabalho, produção de relatório e criação de rede. Entre os temas abordados estarão: “Brasil: diversidade cultural de norte a sul”, “Cidades sedes e cultura para todos” e “Parcerias culturais público-privadas”. A ideia é gerar reflexões que potencializem projetos, concepções e necessidades do cenário cultural.
Realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o evento terá uma programação especial na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, o Festival Cultura na Rede. De 29 a 30 de junho, haverá um encontro sobre literatura e futebol, com o escritor Flávio Carneiro e um show com banda de formação inédita, acompanhada da Banda Paralela e dos artistas Mônica Salmaso, Germano Mathias e Paulo Padilha, que interpretam canções brasileiras sobre futebol, além de uma mostra de vídeos e um bate-papo com o videoartista e ilustrador inglês Richard Swarbrick.
28/06/2013 SEXTA-FEIRA - 17h às 18h
Mesa Perspectivas e Próximos Passos
Edson Natale (Mediador)
Edson Natale é gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural.
28/06/2013 SEXTA-FEIRA - 14h30 às 16h30
Grupo de Trabalho (não será transmitido on-line)
28/06/2013 SEXTA-FEIRA - 14h às 14h30
Apresentação de caso: Olimpíadas Culturais em Londres
Com participação ao vivo via internet de Justine Simons, vice-prefeita interina para Cultura de Londres.
Justine Simons
vice-prefeita interina para Cultura de Londres
28/06/2013 SEXTA-FEIRA - 11h30 às 13h
Painel 5 : O Legado Cultural
Os países que sediaram a Copa irão compartilhar seu legado e experiência. Será um momento para refletir também sobre o legado cultural que ficará no Brasil.
Adriana Rattes
Adriana Rattes é a atual secretária estadual de cultura do Rio de Janeiro. Foi umas das criadoras do Festival do Rio, maior e mais importante evento de cinema da América Latina. Também esteve à frente da restauração e reabertura do Odeon, tradicional sala de cinema do Brasil.
Eugênio Lima
Frente 3 de Fevereiro (São
Paulo)
José Edson Santina Silva
Casa da Ribeira
(Natal)
Paulo Sérgio Bessa Linhares
Dragão do
Mar (Fortaleza)
28/06/2013 SEXTA-FEIRA - 10h às 11h30
Painel 4: Cidades Sedes e Cultura para Todos
Abordagem da diversidade cultural das cidades sedes e da questão do acesso aos eventos culturais que ocorrerão no período.
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros é licenciado em educação física e MBA em gestão e desenvolvimento
empresarial. Atualmente é o coordenador de projetos esportivos do Grupo Cultural AfroReggae.
Júlio Ludemir
Flupp (Rio de Janeiro)
Pedro Sotero de Albuquerque
Pedro Sotero de Albuquerque é o atual diretor executivo do Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, organização social de cultura do estado de São Paulo responsável pela gestão dos museus do Futebol e da Língua Portuguesa.
Sara Hallat
Fordsburg Artists Studios (Bag
Factory) (Joanesburgo, África do Sul)
Sérgio Sá Leitão
Sérgio Sá Leitão é o atual secretário municipal de cultura do Rio de Janeiro e diretor presidente da RioFilme. Foi diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e assessor da presidência do BNDES, onde coordenou a criação do Departamento de Economia da Cultura (atual) Departamento de Cultura, Entretenimento e Serviços) e do Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual.
Tião Soares
Nossa SP
27/06/2013 QUINTA-FEIRA - 17h às 18h
Painel 3: Parcerias Culturais Público-privadas
Momento para compartilhar ideias e casos de parcerias público-privadas e pensar em formas de efetivar parcerias durante e após o período da Copa do Mundo e da Olimpíada.
Alexandre Colliex
Centre Pompidou (Paris,
França)
Daniela Simões
Daniela Simões é turismóloga e MBA em gerenciamento de projetos. Com 10 anos de
experiência nos setores público e privado, atualmente ocupa o cargo de gestora de projetos e captação do Instituto Inhotim. Desenvolve trabalhos nas áreas educativa, social, artística e ambiental.
Ivo Mesquita
Ivo Mesquita é diretor técnico da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Durante a carreira, trabalhou com projetos curatoriais junto a instituições como Fundação Bienal de São Paulo, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Galeria Nacional do Canadá e The Bronx Museum of the Arts.
Marcelo Araújo
Marcelo Araújo é o atual secretário da cultura do estado de São Paulo. Especialista em museologia e doutor pela FAU/USP, foi presidente da Pinacoteca do Estado de São Paulo e diretor do Museu Lasar Segall.
Raquel Celso
Raquel Celso é relações públicas, advogada, publicitária e MBA em gestão empresarial. Atual gestora de projetos e captação do Instituto Inhotim, é responsável pelo fomento de recursos externos na instituição, pela gestão de contratos e pelo relacionamento com parceiros e patrocinadores.
27/06/2013 QUINTA-FEIRA - 14h30 às 16h30
Grupo de Trabalho (não será transmitido on-line)
27/06/2013 QUINTA-FEIRA - 11h30 às 13h
Painel 2: Diversidade Cultural de Norte a Sul
Abordagem da proposta de programação das cidades sedes da Copa de 2014 e levantamento de conteúdo e formas de divulgação dos eventos que serão realizados.
Cristiano Felipe Borba do Nascimento
Fundaj (Recife)
Danon Lacerda
CCBB (Rio de Janeiro)
Estela Sandrini
MON (Curitiba)
Pablo Capilé
Fora do Eixo (São Paulo)
Paulo Herkenhoff
MAR (Rio de Janeiro)
Preto Zezé
Cufa (Fortaleza)
27/06/2013 QUINTA-FEIRA - 10h às 11h30
Painel 1: Encontro de Nações
Momento para integrar o público e conhecer o que alguns países realizaram, culturalmente, no período em que sediaram a Copa.
Alexandre Colliex
Centre Pompidou (Paris,
França)
Elisabet Pueyo
Elisabet Pueyo é chefe de marketing e promoção do Museu Nacional de Arte da Catalunha. Possui uma carreira focada nas áreas de comunicação e marketing direto e relacional para marcas de consumo em massa, entidades e instituições públicas.
Jeanine Pires
Jeanine Pires é historiadora e especialista em eventos e economia do turismo. Atual secretária executiva do Ministério da Cultura do Brasil, foi presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio de São Paulo e da Embratur durante o governo Lula. Por oito anos coordenou
ações no exterior para promover o Brasil como destino turístico.
Sara Hallat
Fordsburg Artists Studios (Bag
Factory) (Joanesburgo, África do Sul)
27/06/2013 QUINTA-FEIRA - 09h às 10h
Mesa Inaugural
Adriana Rattes
Adriana Rattes é a atual secretária estadual de cultura do Rio de Janeiro. Foi umas das criadoras do Festival do Rio, maior e mais importante evento de cinema da América Latina. Também esteve à frente da restauração e reabertura do Odeon, tradicional sala de cinema do Brasil.
Eduardo Saron
Eduardo Saron é diretor do Itaú Cultural.
Jeanine Pires
Jeanine Pires é historiadora e especialista em eventos e economia do turismo. Atual secretária executiva do Ministério da Cultura do Brasil, foi presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio de São Paulo e da Embratur durante o governo Lula. Por oito anos coordenou
ações no exterior para promover o Brasil como destino turístico.