Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curso de especialização em gestão e política cultural

As inscrições já estão abertas. Confira!

Publicado em 15/07/2013

Atualizado às 18:24 de 20/12/2018

Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Itaú Cultural, em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, da Espanha, oferece o curso de especialização em gestão cultural. Com módulos presenciais e estudo a distância, o curso, que é gratuito e acontece de setembro de 2013 a maio de 2014, tem como foco a cultura contemporânea, seus conceitos e tendências. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de agosto aqui no site do instituto.

A especialização contará com professores convidados da Espanha, do Brasil e de outros países da América Latina. A direção fica por conta de Teixeira Coelho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e Alfons Martinell, professor doutor da Cátedra de Políticas Culturais da Universidade de Girona.

O programa do curso se diferencia por apresentar uma ideia de gestão cultural não como sucessão de atos rotineiros de administração, mas como conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras que possibilitam aos participantes o desenvolvimento de seus próprios fins culturais. O curso também se preocupa com o entendimento da gestão cultural como a capacidade de resposta no âmbito local e em sua relação com uma sociedade global e conectada.

As 40 vagas oferecidas são voltadas para graduados em ciências humanas, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes, com experiência e vínculo atual em instituição cultural, como gestores de cultura e docentes na área. É necessário o preenchimento de ficha de inscrição, disponível no site, além de currículo e carta de intenção (duas laudas, espaço duplo e letra 12) explicando o interesse pelo curso. A documentação exigida deverá ser enviada apenas pelos Correios – serão aceitas correspondências postadas até 6 de agosto. O nome dos selecionados será divulgado no dia 23 de agosto de 2013.

Estrutura do curso

Este programa do Observatório Itaú Cultural é uma iniciativa de apoio à formação continuada em política e gestão cultural. O objetivo é fornecer a profissionais da área uma ocasião de contato com seus pares do Brasil e do exterior e um momento de reflexão sobre as tendências dos estudos teóricos e propostas práticas nesse campo.

As aulas presenciais serão divididas em cinco módulos, sendo quatro realizados em dois dias de aulas cada um, em período integral, nos meses de setembro de 2013, novembro de 2013, fevereiro de 2014 e abril de 2014; e um módulo, com três dias de aulas, em maio de 2014. As datas ainda podem sofrer alterações. As atividades virtuais serão desenvolvidas nos intervalos dos encontros presenciais mediante atendimento individual a distância, realizado por monitores. Como o material bibliográfico e audiovisual estará disponível em português, espanhol e inglês, é desejável conhecimento dos idiomas para acompanhamento do curso (leitura e compreensão oral).

O curso conta com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e terá certificado de conclusão expedido pela Universidade de Girona, em concordância com suas normas próprias. Esse certificado não tem validade administrativa ou educacional formal automática no Brasil. Os interessados que assim o desejarem deverão buscar, junto às instâncias adequadas, a eventual equivalência do título, se couber, conforme a legislação em vigor no país.

 

Curso de especialização em gestão cultural

Inscrições até 5 de agosto de 2013
Com preenchimento de formulário pelo site
Período de realização: setembro de 2013 a maio de 2014
Vagas: 40
Gratuito

E-mail para contato e dúvidas: observatorio@itaucultural.org.br.

Compartilhe