Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curso aborda as políticas culturais no Brasil e na América Latina

Programa autoformativo com quatro aulas está disponível gratuitamente na Escola Itaú Cultural, com direito a certificação após a conclusão

Publicado em 06/07/2021

Atualizado às 14:24 de 05/04/2022

Voltado para gestores, produtores e demais agentes culturais, será disponibilizado pela Escola Itaú Cultural, a partir de hoje, 6 de julho, mais um curso autoformativo para os alunos. Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI analisa a formação histórica das políticas culturais no Brasil e na América Latina, os seus desafios e a agenda na contemporaneidade.

A formação busca ampliar a reflexão com discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos conflitos identitários que afetam a convivência intercultural e do Plano Nacional de Cultura (PNC) – tema da edição 29 da Revista Observatório, a ser lançada no dia 14 de julho.

Ao todo, são quatro aulas assíncronas, ministradas por Claudinéli Moreira Ramos, Maria Paulina Soto Labbé e Renata Rocha, com depoimentos de convidados nacionais e estrangeiros. Os temas abordados são: políticas culturais na América Latina – trajetória de agendas e pensamento desde 1970 –, políticas culturais no Brasil – contexto histórico –, desafios de implementação das políticas culturais e da participação social, e políticas culturais de convivência, uma agenda para o século XXI.

Confira a ementa completa, bem como a apresentação de professores e convidados, na plataforma da Escola Itaú Cultural.

Os conteúdos são apresentados em podcasts, videoaulas, depoimentos e textos, além de material de apoio. Após iniciar o curso, o aluno tem 30 dias para finalizá-lo e cumprir as pontuações para receber o certificado.

Percurso em produção cultural

Políticas culturais faz parte do programa Percurso em produção cultural, criado pelo Núcleo Observatório, que prevê, ainda para 2021, o lançamento de um curso sobre economia da cultura. O percurso busca equilíbrio entre teoria e prática, sem desprezar os subsídios históricos e conceituais, oferecendo uma formação introdutória a produtores a fim de reforçar suas capacidades de lidar com as especificidades da gestão cultural, considerando as diversas demandas regionais e os desafios do tempo presente.

Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI
curso livre

sem inscrições
sempre disponível – a partir de 6 de julho de 2021

faça o seu login na Escola IC e aproveite!

Compartilhe