Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curso para professores reflete sobre arte-educação como prática emancipatória

Programa oferecido pela Escola IC e mediado por Luciara Ribeiro visa à construção de novas narrativas no campo das artes visuais

Publicado em 24/05/2022

Atualizado às 14:15 de 24/05/2022

A partir de hoje, professores da rede de ensino e educadores em geral podem fazer o curso autoformativo Percurso nas artes para professores: arte-educação como prática emancipatória, que visa estimular a reflexão sobre a decolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias, além de provocar um olhar para a construção de novas narrativas no campo das artes visuais. 

Disponível na Escola Itaú Cultural, o programa faz parte do Percurso nas artes para professores, trajeto que busca aprofundar os conteúdos de artes e linguagens de expressão para docentes da rede de ensino, oferecendo possibilidades de metodologias e ferramentas nesse campo. Além do módulo recém-lançado, estão disponíveis outros três: Arte e ciência; As artes do corpo como metodologia; e A música e seus desdobramentos.

Em Arte-educação como prática emancipatória, mediado pela educadora e pesquisadora Luciara Ribeiro, os alunos poderão compreender a necessidade de fazer uma revisão das estruturas e conceitos que compõem as artes e seus reflexos na educação; identificar as colonialidades do ponto de vista de quem foi espoliado; entender os reflexos coloniais na formação de profissionais para o ensino de artes, desvinculando seus métodos pedagógicos de intenções colonialistas e eurocêntricas; e analisar as restituições das produções artísticas aos seus lugares de origem como parte de um movimento de ressignificação da arte.

Confira a ementa e demais informações.

Escola Itaú Cultural

Os cursos oferecidos pela Escola Itaú Cultural são gratuitos e estão disponíveis para todos os interessados nos diversos campos das artes e da cultura, como música, gastronomia, arte urbana, dança e dramaturgia. Todos eles oferecem certificado de conclusão.

Veja as opções disponíveis atualmente nesta página.

Compartilhe