Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dalton Paula e Fabiana Lopes - O negro nas artes visuais - Diálogos Ausentes (2016)

O artista visual Dalton Paula fala sobre seus projetos que trabalham com o corpo negro, as curas simbólicas para esse corpo, questões de...

Publicado em 02/06/2016

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

O artista visual Dalton Paula fala sobre seus projetos que trabalham com o corpo negro, as curas simbólicas para esse corpo, questões de gênero e empoderamento, além do sentido social de certas cores. Já a curadora Fabiana Lopes comenta seu interesse nas artes visuais produzidas na América Latina e a necessidade de destacar a produção artística dos negros, considerando a história e a história da arte no mundo.

A artista Aline Motta apresenta suas influências e seu trabalho Escravos de Jó, que reconstrói a canção homônima e a ressignifica. Eneida Sanches fala das suas origens, da sua relação com o candomblé e do reflexo dessas referências em vários dos seus trabalhos, com destaque para Transe: Deslocamento de Dimensões. Já Miriane Figueira apresenta sua pesquisa Desapropriam-Me de Mim, uma reflexão sobre a mulher negra, a sua identidade e as matérias-primas que utiliza.

Com mediação de Diane Lima. Palestra gravada em 3 de maio no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Saiba mais em: http://bit.ly/1VwEWOK.

Créditos
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Vocs
Intérpretes: Erika Mota e Naiana Olah (terceirizadas)

Compartilhe