Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dandara e Paulo Monarco

Show de lançamento do disco Dois Tempos de um Lugar  

Publicado em 28/07/2016

Atualizado às 10:28 de 03/08/2018

Dandara (voz, guitarra e programação) e Paulo Monarco (voz, violão, guitarra e programação) sobem ao palco do Auditório Ibirapuera para o show de lançamento do álbum Dois Tempos de um Lugar, num espetáculo performático que tem as canções como narrativa. Primeiro trabalho da dupla, o disco foi produzido por Swami Jr. e Tó Brandileone e tem a participação de Zeca Baleiro.

Os jovens artistas, que juntos se tornam uma só voz, interpretam as 12 faixas da obra – com composições em parceria com Celso Viáfora, Suely Mesquita, Zeca Baleiro e representantes da atual cena musical brasileira (Álisson Menezes, Bruno Batista, Kleuber Garcêz, Marcelo Segreto e Sandro Dornelles) – e fazem releituras de músicas de Maurício Pereira e Tulio Borges.

O espetáculo, homônimo ao disco, traz ainda outros elementos e linguagens – como video mapping (por Danilo Oliveira), desenho de luz (por Laiza Menegassi) e figurino (por Carolina Ricaa Lee, também diretora de arte do show) –, que vão construindo um cenário ao longo da apresentação, promovendo o espaço da performatividade.

Quando nos juntamos, esse foi um fio conceitual muito claro das nossas vontades de fazer o show, no qual a música dialogasse com outras linguagens”, explica Dandara. “Sempre convidamos artistas para participar dos processos. É um show que desde que nasceu se transforma [...] O cerne é o mesmo, mas a relação que temos com as canções, a narrativa das canções e a maneira como 'performamos' no palco se transformam.”

A parceria de Dandara e Paulo Monarco teve início em 2010, no Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira, em São Paulo (na ocasião, Dandara venceu com a música “Pirataria”). Cerca de dois anos depois, os músicos passaram de fato a se apresentar juntos interpretando “Ame” – de Monarco e Kleuber Garcêz –, canção simbólica para o repertório do disco e do show e para a trajetória da dupla.

“Nós apresentamos essa música em vários festivais da canção que acontecem no interior do Brasil”, explica Monarco. “Conhecemos muita gente, inclusive o Swami Jr., que em 2012 fazia parte do júri do Festival de Música de Botucatu [Botucanto, em São Paulo]. Quando o Swami disse que nosso trabalho tinha uma força e queria estar junto, isso foi muito simbólico e um momento importante para nos unirmos ainda mais na busca de um repertório e para montarmos o show.”

A respeito do título do disco – nome de uma canção de Celso Viáfora –, Monarco conta que a escolha se deu após ouvir “Dois Tempos de um Lugar” na casa do próprio compositor. “Eu estava nesse processo de encontro com Dandara e buscávamos um nome para a nossa tentativa de misturar todas as linguagens”, explica Monarco. “Quando ouvi essa música, falei: é isso. O Celso Viáfora é um grande pai para a gente nesse processo e meu parceiro na canção ‘Venha’ [que integra o repertório do disco]”.

Sobre a expectativa para a apresentação, o duo se diz muito feliz e honrado e faz questão de destacar a importância de lançar o álbum no palco do Auditório Ibirapuera, local que, segundo Dandara e Paulo Monarco, vai ao encontro do conceito de Dois Tempos de um Lugar – assumir a mistura de diversas linguagens.

“Todas as vezes que fomos ao Auditório, vimos grandes shows de artistas incríveis que nos influenciam [...] e que ressoaram naquelas paredes pensadas por outro gigante brasileiro, o Oscar Niemeyer”, fala Dandara. “Ter o Auditório como palco para o lançamento [...] é, de fato, o selar de um ciclo maravilhoso de conexões com outros artistas; com artistas importantes que são inspiradores da nossa trajetória e que estiveram trabalhando conosco nesse disco. Estamos muito felizes e ansiosos por essa noite, que com certeza, para nós, vai ser histórica.”

Dandara e Paulo Monarco
domingo 14 de agosto de 2016
às 19h
[duração aproximada: 70 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

 

Compartilhe