Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Daquele Instante em Diante em Mogi das Cruzes

Documentário da série Iconoclássicos será exibido em festival

Publicado em 17/04/2014

Atualizado às 12:50 de 06/08/2021

O II Festival de Arte Popular do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes, vai exibir no dia 3 de maio o documentário Daquele Instante em Diante, que faz parte da série Iconoclássicos, produzida pelo Itaú Cultural para homenagear artistas brasileiros contemporâneos, com filmes dirigidos por diretores de destaque no contexto cinematográfico brasileiro.

O filme, com direção de Rogério Velloso, revisita a trajetória musical do Nego Dito Itamar Assumpção, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até sua morte, aos 53 anos. Nele encontramos imagens raras, além de músicas não lançadas e shows gravados, porém não divulgados.

Itamar Assumpção, criado no Paraná, era compositor e tocava baixo, gravando seu primeiro disco com a banda Isca de Polícia, Beleléu, LeLéu, Eu, em 1980. Construiu sua obra de forma praticamente independente, não aceitando convites de grandes gravadoras. Suas apresentações, nada convencionais, eram cheias de improvisos, pois Itamar já tinha feito teatro.

Precursor em dar destaque às mulheres, ele não tratava as cantoras que o acompanhavam no palco como backing vocals, dava a elas grande destaque. Criou, em 1990, as Orquídeas do Brasil, banda formada só por mulheres. Em 1999, foi diagnosticado com câncer no intestino, doença que o levou em junho de 2003.

Daquele Instante em Diante no II Festival de Arte Popular do Alto Tietê
sábado 3 de maio de 2014
às 18h50
duração: 110 min (aproximadamente)

Entrada franca
[classificação indicativa: 12 anos]

Compartilhe