Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Daquele Instante em Diante na Sessão Zoom

A Sessão Zoom exibe em março o primeiro documentário da série Iconoclássicos, Daquele Instante em Diante, que homenageia o vanguardista...

Publicado em 05/03/2014

Atualizado às 20:52 de 02/08/2018

A Sessão Zoom, na sétima edição do Grito Rock Araraquara, vai exibir gratuitamente, no dia 17 de março, o documentário que revisita a trajetória musical do Nego Dito Itamar Assumpção, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até sua morte, aos 53 anos. Daquele Instante em Diante faz parte da série Iconoclássicos, produzida pelo Itaú Cultural para homenagear artistas brasileiros contemporâneos com diretores de destaque no contexto cinematográfico brasileiro.

O filme somou quase três anos de produção e foi dirigido por Rogério Velloso, que garimpou imagens raras em acervos e arquivos particulares, encontrando inclusive músicas não lançadas e shows gravados, porém não divulgados. Velloso selecionou trechos de mais de 180 horas de gravação para compor o filme. Além disso, o documentário foi gravado sem roteiro durante as pesquisas, e no fim foi necessário apenas juntar as partes.

Itamar Assumpção nasceu em Tietê, interior de São Paulo, e foi criado no Paraná. Era compositor e tocava baixo, gravando seu primeiro disco com a banda Isca de Polícia, Beleléu, LeLéu, Eu, em 1980. Construiu toda sua obra de forma praticamente independente, não aceitando convites de grandes gravadoras. Suas apresentações não eram nada convencionais, pois Itamar já tinha feito teatro e prezava por espetáculos cheios de improvisos. Além do figurino nada tradicional, ele gostava de descer do palco durante o show e abordar a plateia.

Precursor em dar destaque às mulheres, Itamar Assumpção não tratava as cantoras que o acompanhavam no palco como backing vocals; dava a elas grande destaque. Criou, em 1990, as Orquídeas do Brasil, banda formada só por mulheres. Em 1999, foi diagnosticado com câncer no intestino, doença que o levou em junho de 2003.

Daquele Instante em Diante na Sessão Zoom
segunda-feira 17 de março
às 20h
duração: 110 min (aproximadamente)
gratuito
[indicado para maiores de 14 anos] 14

Compartilhe